Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Tretas nos bastidores e público histórico: relembre as vindas do Queen ao Brasil

No aniversário de 76 anos de Freddie Mercury, relembre as vezes em que o Queen fez história no Brasil

@rafaelabertolini_ | Publicado em 05/09/2022, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tretas nos bastidores e público histórico: relembre as vindas do Queen ao Brasil - Foto: Reprodução / UMG / Hollywood Records
Tretas nos bastidores e público histórico: relembre as vindas do Queen ao Brasil - Foto: Reprodução / UMG / Hollywood Records

Mesmo deixando o mundo cedo demais, Freddie Mercury conseguiu fazer história na música em seus 45 anos de vida. Como vocalista do Queen, o cantor foi responsável por grandes clássicos do rock e muitos momentos emocionantes entre seus fãs. E é claro que o Brasil já teve seus momentos particulares com o grupo.

Hoje, 5 de setembro de 2022, Freddie Mercury completaria 75 anos se ainda fosse vivo. E para celebrar a vida e obra deste grande artista, o HFTV te levará para relembrar as vezes em que ele se apresentou no Brasil ao lado de Brian May, John Deacon e Roger Taylor.

Confira!

São Paulo, 1981

Ao contrário do que muitos acreditam, a primeira vindo do Queen ao Brasil não foi no Rock In Rio, e sim em um show exclusivo para a banda em São Paulo. Em 1981, era muito raro que artistas internacionais viessem se apresentar no país, mas isso não impediu a banda de subir ao palco no Estádio do Morumbi nos dias 20 e 21 de março.

A intenção da banda era de apresentar um show da The Game Tour no Estádio do Maracanã, porém a organização dos shows não conseguiu que o governo liberasse a realização do evento. Por isso, as apresentações foram marcadas em São Paulo e foram um sucesso de público! O primeiro dia recebeu um público de 130 mil pessoas e o segundo recebeu 120 mil.

A banda tocou hits como "We Will Rock You", "Another One Bites The Dust", "Bohemian Rhapsody", "Love Of My Life", "Crazy Little Thing Called Love" e "We Are The Champions" - e foram correspondidos pelos fãs, que cantaram bem alto, espantando a banda que se surpreendeu que um país tão longe da Inglaterra soubesse cantar suas músicas.

Rock In Rio, 1985

Mas é claro que a vinda ao Brasil mais famosa do Queen foi na primeira edição do festival Rock In Rio - momento que foi até retratado no filme Bohemian Rhapsody. E apesar dessa passagem pelas terras tupinquins ter sido histórica, não foi tão pacifica quanto ela é retratada.

Apesar de ser um gênio e dotado de muito talento, Freddie Mercury era uma pessoa muito difícil de lidar, principalmente quando estava muito tempo em turnê. E quando a banda pisou no Rio de Janeiro em 1985 para se apresentar no festival, o vocalista não estava falando com os outros membros da banda.

E para ajudar no mal humor que pairava sobre a banda, o backstage da apresentação foi o puro caos. Isso porque as exigências de Freddie Mercury eram maiores do que os produtores de shows no Brasil podiam atender. Além de querer exclusividade nos espaços em que transitava, o vocalista exigiu até uma temperatura exata nas bebidas que lhe seriam servidas.

Mas a gota da água para Mercury foi ver que artistas brasileiros como Erasmo Carlos, Elba Ramalho e Ney Matogrosso estavam circulando na área comum próximo de seu camarim, sempre fazendo muita bagunça como bons brasileiros, o que incomodou o vocalista que não achava que eles estavam no mesmo nível de sucesso que ele. O incômodo do cantor foi tão grande que a reclamação foi levada ao Amin Khader, que era responsável por trazer a banda ao Rock In Rio. O produtor tentou rebater o chilique ao tentar explicar que eles eram tão grandes quanto Mercury no Brasil e o frontman respondeu:

Não são, porque eles me conhecem e eu não os conheço. Você tem cinco minutos para tirar todos de lá, senão meus seguranças farão isso.”

Mas apesar de todo o caos dos bastidores - com direito a ofensas homofóbicas direcionadas ao Freddie - o Queen subiu aos palcos do Rock In Rio com duas horas de atraso e fez história. Com uma setlist de 26 músicas em uma era sem internet ou celulares, a banda conseguiu emocionar o público, que cantou com todo o seu pulmão para os ingleses. O momento mais memorável da apresentação foi "Love Of My Life" - cena que foi retratada no filme Bohemian Rhapsody.


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!