Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Space Cadets: o reality show que fingiu levar quatro pessoas para o espaço

Exibido em 2005, reality britânico enganou nove pessoas que concorriam a uma viagem espacial

@isabisordi Publicado em 31/05/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exibido em 2005, reality britânico enganou nove pessoas que concorriam à uma viagem espacial - Crédito: Reprodução
Exibido em 2005, reality britânico enganou nove pessoas que concorriam à uma viagem espacial - Crédito: Reprodução

Se você é fã de reality shows, imagine o seguinte cenário: você se inscreve para participar de um programa que promete muitas aventuras e, ao ser selecionado, descobre que está concorrendo à uma viagem para o espaço. A partir de então, passará por vários treinamentos e poderá ser escolhido para ganhar esta oportunidade incrível. Parece um sonho, não é mesmo? Foi o que pensaram os nove participantes do reality britânico Space Cadets, exibido em 2005, até descobrirem que tudo não se passava de uma enorme pegadinha.


O reality

Em dezembro de 2005, o reality show britânico Space Cadets foi exibido no Canal 4 durante dez noites consecutivas, e apresentado por Johnny Vaughan. Nele, doze pessoas concorreriam a uma viagem televisionada de cinco dias pelo espaço e, antes disso, deveriam passar por um treinamento. O que eles não imaginavam era que toda aquela estrutura era uma farsa meticulosamente elaborada - e que custou cerca de 5 milhões de euros para ser feita.

A premissa do reality show era, basicamente, fingir uma viagem ao espaço e descobrir se conseguiriam convencer três pessoas de que tudo aquilo era verdade. Para isso, três dos doze competidores eram atores contratados - que tinham como missão deixar toda a atmosfera do programa mais realista - e cada detalhe foi planejado para que não desse errado. 

Primeiro, os participantes foram avisados sobre a viagem espacial e que, para realizarem os treinamentos, teriam que ir para a Rússia. O avião em que entraram andou em círculos por três horas, fazendo todos acreditarem que tinham chegado em outro país - quando, na verdade, estavam em Bentwaters Parks, na Inglaterra. A produção contou com atores que falavam russo, substituiu tomadas e interruptores para o padrão do país, trocou as placas do local e utilizaram, até mesmo, produtos como sacos de lixos e papéis higiênicos de marcas russas. Uma realidade cuidadosamente construída para iludir cada um dos competidores.

Ao longo dos dias, os participantes acreditaram que estavam passando por treinamentos teóricos e práticos na Agência de Turismo Espacial da Rússia. Como sabiam que estavam participando de um reality show, o ambiente contava com câmeras por toda parte, uma sala onde davam depoimentos diários em vídeos, dormitórios e toda uma estrutura bem pensada para o grupo. 

O “bootcamp”, que durou dias, contava com aulas cheias de conceitos falsos, como o de que a missão não contaria com gravidade zero. Afinal, esta questão não poderia ser forjada pela produção. Apesar das desconfianças de alguns participantes em determinados momentos, tudo ocorreu da maneira que desejavam. No final dos treinamentos, foram revelados que apenas quatro competidores iriam para a viagem, sendo um deles, um ator. A alegria tomou conta dos selecionados, que mal viam a hora de se aventurarem pelo espaço.


O lançamento e a descoberta

Na noite do lançamento do foguete, a produção utilizou um enorme simulador e uma réplica de ônibus espacial. Na hora da “decolagem”, alguns problemas técnicos ocorreram e quase colocaram tudo a perder. Além de uma das participantes ter prendido o pé na estrutura que cobria o simulador, o sistema hidráulico quase quebrou. No entanto, os pilotos, que na verdade eram atores, conseguiram improvisar naquela situação.

A decolagem - que na verdade não ocorreu, já que nunca saíram do chão - foi realmente impressionante para todos que estavam ali presentes. As imagens da janela, que eram da Terra sendo vista de fora, estavam projetadas em um telão, mas pareciam realmente verdadeiras. Os truques realizados pela equipe foram tão perfeitos que as sensações dos participantes ao se depararem com aquelas imagens foram sinceras, tirando até lágrimas de cada um. Durante alguns minutos, experienciaram uma (quase) verdadeira viagem ao espaço.

Porém, no momento mais aguardado por todos os participantes, que era o de sair do foguete para dar uma volta, a verdade veio à tona. As portas se abriram e eles estavam diante de uma plateia. Foi quando perceberam que tinham caído em uma pegadinha.

Após o programa, os participantes relataram que ficaram extremamente confusos com toda aquela farsa. Afinal, foram inseridos em um cenário que parecia inteiramente real. No fim, todos os nove competidores receberam 5 mil euros pela participação, e os três que estavam na nave, receberam 25 mil euros cada. Além disso, todos visitaram a Star City - pequena cidade de Moscou que abriga um centro de treinamento de cosmonautas - e um passeio em um vôo parabólico para experimentarem a ausência de peso por alguns segundos.


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!