Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

A revolta de Stonewall foi causada pela morte de Judy Garland?

Um dos ocorridos mais importantes para a história da comunidade LGBTQIAPN+, a Revolta de Stonewall, pode ter sido provocada pela morte de Judy Garland

@rafaelabertolini_ | Publicado em 28/06/2022, às 21h00 - Atualizado às 13h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A revolta de Stonewall foi causada pela morte de Judy Garland? - Wikimedia Commons
A revolta de Stonewall foi causada pela morte de Judy Garland? - Wikimedia Commons

Judy Garland sempre foi um ícone da cultura LGBTQIAPN+, principalmente enquanto ainda era viva. Responsável por dar vida à famosa Dorothy de O Mágico de Oz, além de ter protagonizado outros filmes icônicos da Era de Ouro de Hollywood, como uma das versões de Nasce Um Estrela. Mas a ilustre carreira de Garland chegou ao fim quando a atriz morreu em decorrência de uma overdose de barbitúricos no dia 22 de junho de 1969. Mas estaria a Revolta de Stonewall relacionada à morte da artista?

Judy foi velada apenas dias depois de seu falecimento, 27 de junho, o que juntou mais de 21 mil fãs para se despedir da atriz uma última vez. Segundo a revista Time, os fãs apareceram pessoalmente e atolaram as ruas do Upper East Side em Manhattan para "passar ao lado do caixão onde seu corpo, trajado por um vestido na altura da canela que ela usou em seu quinto casamento, foi colocado".

A revolta de Stonewall foi causada pela morte de Judy Garland?
Judy Garland em "O Mágico de Oz" - Wikimedia Commons

Como Barry Walters escreveu em um artigo para o The Advocate em 1998, "Ela era o Elvis dos homossexuais". Não é à toa, então, que a morte de Judy Garland abalou a comunidade LGBTQIAPN+ da época. Na verdade, a morte da atriz pode ter causado muito mais dor para essa comunidade do que se imagina.

O QUE FOI A REVOLTA DE STONEWALL? 

O bar Stonewall Inn era um ponto de encontro dos marginalizados da sociedade, principalmente para a comunidade LGBT de Nova York. Lá, todos poderiam ser livres para serem eles mesmos. Mas esse lugar tão importante também foi cenário da Rebelião de Stonewall, que aconteceu na madrugada do dia 28 de junho de 1969 - logo após o funeral de Judy Garland.

A revolta de Stonewall foi causada pela morte de Judy Garland?
A noite da Rebelião de Stonewall, em 1969 (Getty Images)

A polícia bateu na porta do bar e aqueles que estavam ali presentes cansaram de abaixar suas cabeças para o modo como eram tratados, principalmente em uma época tão homofóbica onde os LGBTs eram vistos como "doentes mentais". O conflito fez o local se tornar um caos; uma verdadeira guerra contra a polícia. Desde aquela noite, vários dias de rebelião se seguiram, o que posteriormente resultou na criação de direitos LGBTQIAPN+.

E O QUE JUDY TEM A VER? 

Como um grande ícone gay, a comunidade LGBTQIAPN+ estava sofrendo com a morte de Judy. Aqueles que moravam em Nova York prestaram homenagem à atriz e depois seguiram para Stonewall, onde passaram a noite em luto pela morte de Garland. Assim, muitos acreditam que a Revolta de Stonewall tenha sido provocada pela dor da perda da atriz pela comunidade, que se apresentou como agressiva naquela fatídica madrugada de 28 de junho de 1969.

A revolta de Stonewall foi causada pela morte de Judy Garland?
Judy Garland em foto publicitária (1943) - Wikimedia Commons

HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!