Hollywood Forever TV
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Beyoncé fará alterações em Renaissance após polêmica? Cantora explica!

A cantora Beyoncé fará alterações no álbum Renaissance após polêmica com sample e palavra capacitista. Confira a polêmica:

@helograssi | Publicado em 03/08/2022, às 13h23

Beyoncé fará alterações em Renaissance após polêmica? Cantora explica! - Getty Images
Beyoncé fará alterações em Renaissance após polêmica? Cantora explica! - Getty Images

O décimo primeiro álbum da Beyoncé, Renaissance, chegou às lojas e plataformas de streaming no dia 29 de julho. Aclamado pela crítica e pelos fãs, o álbum, no entanto, não agradou a todos. Além de um sample não aprovado pela compositora original, o CD também conta com um suposta gíria capacitista.

Na canção Heated, a cantora canta o seguinte: “Spazzin’ on that ass, spazz on that ass”. No meio médico, o termo ‘spatic’ se refere a uma dificuldade ou desabilidade de algumas pessoas a controlar os músculos, especialmente em membros como braços e pernas. Em português, o termo pode se igualar à palavra ‘espasmos’. 

Em um artigo da The Guardian, a autora Hannah Diviney escreveu um pouco sobre a letra da música e a importância de Beyoncé no movimento negro: “O comprometimento da Beyoncé ao storytelling, de maneira musical e visual é sem igual, assim como o seu poder de fazer o mundo inteiro prestar atenção às suas narrativas, problemas e nuances vividas por ser uma mulher negra… O que não lhe dá nenhuma desculpa por ter sido capacitista.”

MUDANÇA?

Na última terça-feira (2), a mãe de Blue Ivy, Rumi e Sir retirou a música das plataformas de streaming e logo, substituiu a canção com uma nova versão. Nessa nova letra, a música mudou para o seguinte: “Blastin’ on that ass, blast on that ass.”

Para a Variety, a equipe de Beyoncé disse que “a palavra, que não tinha nenhuma intenção de machucar alguém, foi substituída.”

SAMPLE

A cantora Kelis acusou a Beyoncé de “roubá-la” após Knowles samplear a canção de 1999 Get Along With You na música Energy, presente no álbum Renaissance, lançado nesta sexta-feira (29).

Após a mudança feita em Heated, a cantora e o produtor Pharell Williams decidiram retirar o sample da música.


HFTV NAS REDES SOCIAIS

YOUTUBE | TIKTOK | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER