Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Margarida Bonetti pode sair impune de crime retratado em A Mulher da Casa Abandonada?

Margarida Bonetti ficará impune do crime cometido - e registrado no podcast A Mulher da Casa Abandonada? É o que juristas tentam responder

@nicolybastos_| Publicado em 22/07/2022, às 13h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Margarida Bonetti pode sair impune de crime retratado em A Mulher da Casa Abandonada? - Reprodução
Margarida Bonetti pode sair impune de crime retratado em A Mulher da Casa Abandonada? - Reprodução

Depois do Brasil conhecer a identidade da "Mulher da Casa Abandonada", através do podcast do jornalista Chico Felitti, pairou a dúvida sobre se Margarida Bonetti (a grande protagonista) cumpriria ou não pena pelos crimes cometidos - e retratados na obra. Para saciar um pouco essa dúvida, alguns juristas responderam sobre o assunto. As informações são do Estadão

Margarida Bonetti é acusada de manter a empregada doméstica em crime análogo à escravidão por 20 anos. O crime ocorreu nos Estados Unidos, mas a mulher acabou fugindo para o Brasil, onde nasceu e cresceu, logo que tudo veio à tona.

Yuri Carneiro Coelho, professor de Direito Penal, afirma que no Brasil o crime, assim como nos Estados Unidos, já teria prescrito. "Aponta-se que o delito aconteceu em 2000. O crime cometido teria sido de redução a condição análoga à de escravo, com pena de 2 a 8 anos. Neste caso, o delito prescreveria em 12 anos. Ela até poderia ser processada no Brasil, mas a incidência da prescrição leva à extinção da punibilidade dela", argumenta. 

Quando dizemos que um crime prescreveu, significa a perda do direito do Estado de punir o autor de um crime pelo seu ato, pois não houve o exercício da ação judicial dentro do prazo. Além disso, Margarida tem cidadania brasileira, o que significa que ela não pode ser extraditada.

A Constituição brasileira proíbe a extradição de cidadãos para cumprimento de penas por eventuais crimes no exterior. O advogado Acacio Miranda da Silva Filho, mestre em Direito Penal Internacional, lembra o veículo que há uma diferenciação entre Margarida Bonetti e seu marido Renê, por exemplo, também acusado de escravidão contra a empregada.

René foi julgado e condenado, pois renunciou à cidadania brasileira quando foi aos Estados Unidos, diferentemente da Margarida, que não renunciou à cidadania brasileira, retornou e não poderia ser extraditada”, afirma. 


O CRIME DE MARGARIDA BONETTI

Com o sucesso de A Mulher da Casa Abandonada, podcast do jornalista Chico Felitti para a Folha de S. Paulo, veio à tona um crime cometido nos Estados Unidos há décadas. Margarida Bonetti e seu marido, Rene Bonetti, mantiveram uma empregada doméstica em condições análogas à escravidão, durante 20 anos.
René foi condenado a seis anos de cárcere, pagou indenizações e hoje mora em Virgínia, Estados Unidos, trabalhando como engenheiro. Margarida voltou ao Brasil e se escondeu na mansão dos pais. A mãe morreu, a casa deteriorou, e lá segue ela com sua estranha pomada branca no rosto.
Bonetti segue até hoje sem condenação: acordos internacionais dificultam processos contra brasileiros que cometem crimes no exterior, já que as leis divergem entre si. Mesmo na lista de foragidos do FBI, Margarida Bonetti será dificilmente presa, uma vez que o crime já prescreveu a mais de dez anos.

HFTV NAS REDES SOCIAIS

YOUTUBE | TIKTOK | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!