Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Studio 54: a discoteca mais famosa do mundo

Frequentada pelas maiores celebridades dos anos 70, a icônica boate ficou conhecida pelas noites de sexo, drogas e disco music

@rafaelapaiiva | Publicado em 17/05/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Studio 54: a discoteca mais famosa do mundo - Crédito: Reprodução
Studio 54: a discoteca mais famosa do mundo - Crédito: Reprodução

Imagine a cena: é a década de 1970, o movimento hippie da espaço para todo o glamour da Era Disco, você sai para se divertir em um sábado à noite, encontra uma famosa boate em Nova York e tem a sorte de conseguir entrar. Lá dentro, em meio ao sexo, drogas e disco music, você toma alguns drinks com Mick Jagger, dança com Liza Minnelli e bate um papo com Andy Warhol. Este era o cenário do Studio 54, um lugar de pura euforia, liberdade e diversão.

A lendária discoteca foi inaugurada no centro decadente de Manhattan, em 26 de abril de 1977, por Steve Rubell e Ian Schrager, e custou cerca de 1 milhão de dólares para ser construída. Conhecida por ser o epicentro do hedonismo dos anos 70, a boate logo atraiu a comunidade LGBTQIA+, as mulheres da alta sociedade de Nova York e as maiores celebridades da época.

Mas como tudo que é bom dura pouco, a casa noturna foi fechada menos de três anos após sua inauguração. Isso porque, os proprietários Steve e Ian, acabaram sendo presos por sonegação de impostos. O Studio 54 foi aberto novamente em 1981, com novos donos. No entanto, apesar de seguir com eventos grandiosos, a energia do lugar já não era mais a mesma.

O pouco tempo de funcionamento foi o suficiente para fazer do Studio 54 uma grande referência da cultura pop. E é claro que, com toda a loucura vivida naquele lugar, o que não faltam são histórias e curiosidades para contar sobre àqueles que presenciaram o universo de exageros da boate “mais famosa do mundo”. Confira:


EXCLUSIVIDADE

O Studio 54 era um lugar super exclusivo e apenas pessoas selecionadas podiam entrar. Um dos porteiros mais conhecidos da boate revelou que as pessoas lhe ofereciam milhares de dólares e até mesmo sexo em troca da liberação para entrar na discoteca. Todos desejavam viver pelo menos uma noite de loucura naquele lugar, e estavam dispostos a tudo — tudo mesmo! Inclusive, um homem tentou entrar escondido no Studio 54 e foi encontrado morto dias depois preso no respiradouro do local.

Studio 54: a discoteca mais famosa do mundo
Crédito: Reprodução


REFÚGIO DAS CELEBRIDADES

A boate se tornou o refúgio das maiores celebridades da época, e grandes ícones da música, moda, arte e cinema estiveram lá. E isso inclui nomes como Andy Warhol, David Bowie, Calvin Klein, Halston, Elizabeth Taylor, Mick Jagger, Al Pacino, Cher, John Travolta, Liza Minnelli, Michael Jackson, Elton John, Tina Turner, Diana Ross, Sylvester Stalone e uma infinidade de outras estrelas. Até mesmo o Pelé, ex-futebolista brasileiro, esteve presente no Studio 54!

Studio 54: a discoteca mais famosa do mundo
Crédito: Reprodução


BARRADOS NA PORTA

E o fato de ser uma celebridade não era o suficiente para ter acesso à discoteca. Dá para acreditar que a Madonna foi barrada na porta da boate? Isso também aconteceu com os integrantes da banda Chic, que horas após o ocorrido, escreveram a música Le Freak, um de seus maiores sucessos.

Studio 54: a discoteca mais famosa do mundo
Crédito: Reprodução


O AMBIENTE

A boate levava o público ao ápice da loucura. O consumo de drogas era estimulado e havia ambientes feitos especialmente para as celebridades se divertirem, como um porão VIP com colchões. Além disso, o lugar era um show à parte e os bartenders eram homens sarados e seminus que se misturavam facilmente em meio ao público. Fun fact:Alec Baldwin foi ajudante de garçom no Studio 54, mas acabou desistindo do emprego, pois ficava muito excitado com as coisas que via acontecendo na discoteca. Eita! 

Studio 54: a discoteca mais famosa do mundo
Crédito: Reprodução


FESTAS LENDÁRIAS

Tudo era exagerado e apesar de todas as festas terem sido marcantes, algumas se destacaram. A mais icônica de todas foi quando o famoso designer Halston deu uma festa de aniversário para Bianca Jagger, a esposa de Mick Jagger da época. Bianca entrou na festa montada e um cavalo branco, e a fotografia deste momento é uma das mais famosas do Studio 54. Além disso, as festas de Halloween, o aniversário de Andy Warhol e a celebração da véspera de Ano Novo no final dos anos 1970 — em que quatro toneladas de glitter foram jogadas no chão para os convidados dançarem — são alguns dos momentos lembrados até hoje.

Studio 54: a discoteca mais famosa do mundo
Crédito: Reprodução


DISCO SALLY

E em meio as celebridades na pista de dança, estava Sally Lippman, uma viúva de 77 anos que logo ficou conhecida como Disco Sally. Ela não era famosa e nem rica, mas Steve, um dos fundadores da boate, gostou de ver como Sally animava o lugar e permitiu sua entrada em todas as festas que a viúva desejasse entrar.

Studio 54: a discoteca mais famosa do mundo
Crédito: Reprodução


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!