Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Quem foram as esposas de Warren Jeffs e onde estão agora?

Há registros de que as esposas de Warren Jeffs eram 78. Sendo 24 delas, menores de idade. Quem eram e como estão agora? Confira!

@nicolybastos_| Publicado em 08/07/2022, às 17h30 - Atualizado em 09/07/2022, às 18h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quem foram as esposas de Warren Jeffs e onde estão agora? - Reprodução/Netflix
Quem foram as esposas de Warren Jeffs e onde estão agora? - Reprodução/Netflix

"A mulher, se não for cuidadosa, será arrogante e sempre pedirá permissão para o que quiser. E senhoras, edifiquem seus maridos sendo submissas". Warren Jeffs, o infame líder da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (FLDS), falou essas palavras diante de sua congregação em um sermão realizado em 2005. Parte da doutrina religiosa da FLDS gira em torno da poligamia e da ideia de que um homem deve ter pelo menos três esposas para ganhar o necessário para entrar no céu. E fica a pergunta: quem foram as esposas de Warren Jeffs e onde estão agora?

Ao longo dos anos, a FLDS, sediada em Utah e Arizona, desenvolveu uma reputação estigmatizada por seus ensinamentos abertamente racistas, homofóbicos e sexistas que deram origem à nova série documental da Netflix, Rezar e Obedecer. Há registros de que Warren Jeffs tinha pelo menos 78 esposas e, no momento de sua prisão, 24 delas tinham menos de 17 anos. O Daily Mailainda informa que 29 dessas esposas foram casadas anteriormente com seu pai Rulon. Enquanto 56 dessas mulheres também eram irmãs umas das outras.

Enquanto algumas das esposas de Jeffs permaneceram firmes em suas crenças após sua prisão, outras se voltaram contra o culto. HFTV te mostra algumas delas, já mostradas na mídia anteriormente, tais como as apresentadas na nova produção da Netflix.

👇👇👇

NAOMI JESSOP, A FAVORITA

Uma série documental produzida pelo Hulu intitulada Preaching Evil: A Wife On The Run With Warren Jeffs, segue a recontagem em primeira mão da ascensão de Jeffs ao poder e tentativa de fuga das autoridades pela perspectiva de Naomi Jessop, a ex-noiva de Rulon e Warren Jeffs, era a "esposa favorita" deste último, conforme relatado pelo Daily Mail. Ela também foi uma das primeiras noivas "infantis" a serem passadas para Warren após a morte de seu pai.

Como membro da FLDS e parceira de Warren Jeffs, Naomi Jessop teria feito viagens secretas com ele por todo o país e até o acompanhava quando ele fugia do FBI após acabar na lista dos mais procurados. Tragicamente, Naomi Jessop morreu em 2015 ao lado de outras oito pessoas - incluindo sete crianças - quando uma grave inundação em Utah atingiu seu veículo na estrada.


MERRIANNE JESSOP

Merrianne foi casada com Jeffs quando tinha apenas 12 anos. Após sua prisão, ela foi colocada em um orfanato, depois acolhida por um primo que era um ex-membro da FLDS. Ela logo fugiu e foi vista pela última vez no complexo no Texas, que era seu último paradeiro conhecido.


MILDRED "MILLIE" BLACKMORE & SUAS IRMÃS, ALYSHIA RAE BLACKMORE E NOLITA COLLEN BLACKMORE

Mildred foi casada com Jeffs aos 13 anos. De acordo com seu irmão, ela agora está fugindo da lei no Canadá, onde ainda pratica a poligamia. Além disso, seu irmão afirma que uma quarta irmã foi casada com Jeffs e que as três últimas estão desaparecidas. Os pais das meninas estão atualmente enfrentando acusações por levá-las através da fronteira para os EUA para que possam se casar.


BRIELLE DECKER, A QUE ESCAPOU

Brielle Decker (nascida Lynette Warner), a 65.ª esposa de Warren Jeffs, se abriu para a Fox 10 Phoenixsobre sua vida angustiante no culto e as consequências da condenação de seu marido. Membro da igreja desde o nascimento, seu pai a entregou a Jeffs no dia de seu aniversário de 18 anos. Jeffs geralmente preferia mulheres que não eram maiores de idade, então Decker sentiu que ele não estava "realmente interessado" nela.

"Eu era apenas uma garotinha, mas ele agia de forma estranha. Pessoas desde que eu consigo me lembrar me diziam: 'Você vai se casar com Warren Jeffs'", disse Decker ao veículo. Por fim, Decker conseguiu escapar do complexo. Depois de entrar em contato com as autoridades, ela conheceu Krystyn Decker e a Sound Choices Coalition – um grupo dedicado a ajudar as mulheres a se recuperarem e escaparem da poligamia. Foi só depois que Decker a adotou que Lynette Warner mudou seu nome para Brielle Decker.

Após a condenação de Warren Jeffs, Brielle Decker recebeu as chaves de uma propriedade que ele possuía em Colorado City, Arizona. Ela o transformou em um refúgio para o The Dream Center, uma organização sem fins lucrativos global que transforma prédios em abrigos e atualmente investe seu tempo para ajudar os necessitados.


MARGARET THOMAS

Uma das esposas de Warren que prestou depoimento durante um julgamento em 2007. De acordo com o livro de Daphne Bramham, The Secret Lives of Saints: Child Brides and Lost Boys in a Polygamous Mormon Sect, ela disse que foi criada para ser obediente. "Obediência cega significa que você não tem cérebro. Fomos ensinados que a inteligência inspira a obediência."


AS QUE PERMANECERAM FIÉIS...

Algumas esposas permaneceram no complexo da FLDS. Duas foram pegas em 2016 tentando roubar contrabando para Warren enquanto visitava a prisão do Texas em que ele reside atualmente. Na mesma época, outra de suas esposas foi impedida de entrar depois que um detector de metais detectou algo escondido em seu cabelo, embora ela tenha deixado a instalação antes que os funcionários da prisão pudessem verificar o que era.

Em agosto de 2021, a CNN informou que a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ainda possui uma irmandade de 10.000 membros estimados que residem em Utah, Colúmbia Britânica e vários estados do sudoeste americano - Texas, Arizona, Novo México, e Colorado. Parece que, mesmo após seu escândalo hediondo, Warren Jeffs mantém autoridade atrás das grades da prisão, e algumas de suas esposas permanecem dedicadas ao abusador sexual infantil condenado.


POR TRÁS DO FLDS

Na seita liderada pela família Jeffs, as mulheres eram doutrinadas para, desde a infância, acreditarem que deveriam servir os homens, se casarem e aceitarem práticas abusivas. Na adolescência, elas eram forçadas a se casarem com homens mais velhos, sob constantes ameaças e discursos que pregavam o medo.


REZAR E OBEDECER

Além de imagens inéditas das comunidades da igreja nos Estados Unidos, Rezar e Obedecer, da Netflix, também conta com depoimentos de mulheres que sobreviveram à seita. Uma delas foi Elissa Wall, que conta que, aos 14 anos, foi obrigada a se casar com um primo mais velho, e frequentemente sofria abusos sexuais. “Eu pedi, implorei para não fazerem isso. E o Warren disse: você acredita saber mais do que o Profeta? Está me questionando ou questionando a Deus?”, conta Elisa em documentário. 

Esta série documental mostra a ascensão de Warren Jeffs na Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e o chocante caso criminoso contra ele.

Você assistiu Rezar e Obedecer, da Netflix?

  • Sim e gostei!
  • Sim e não gostei...
  • Não, mas quero!
  • Não, e nem quero...

HFTV NAS REDES SOCIAIS

YOUTUBE | TIKTOK | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!