Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

As polêmicas e curiosidades do Chateau Marmont, o hotel favorito dos astros de Hollywood

Refúgio das celebridades, o Chateau Marmont é cenário de alguns dos maiores escândalos de Hollywood

@rafaelapaiiva | Publicado em 30/05/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As polêmicas e curiosidades do Chateau Marmont, o hotel favorito dos astros de Hollywood - Crédito: Reprodução
As polêmicas e curiosidades do Chateau Marmont, o hotel favorito dos astros de Hollywood - Crédito: Reprodução

Constantemente reverenciado na cultura pop, assim como na música Off To The Races, de Lana Del Rey, ou no filme Um Lugar Qualquer (2010), de Sofia Coppola, o Chateau Marmont foi inaugurado em 1 de fevereiro de 1929, em Los Angeles, e desde então segue sendo o refúgio dos maiores artistas de Hollywood. 

Famoso por ser cenário de grandes polêmicas e escândalos — que vão desde traições até a mortes —, o infame hotel foi construído e projetado para ser o primeiro prédio de apartamentos à prova de terremotos da cidade. No entanto,  durante a Grande Depressão, o Chateau Marmont foi vendido por US$ 750.000 para Albert E. Smith, um diretor, roteirista e produtor de cinema que logo viu a oportunidade de transformar o lugar em um hotel para celebridades. 

Harry Cohn, o fundador dos estúdios da Columbia Pictures, disse uma vez: "Se você quer se meter em problemas, faça isso no Chateau Marmont". E para provar que o produtor de cinema estava certo, HFTV reúne algumas das maiores curiosidades, polêmicas e escândalos que aconteceram no hotel queridinho dos famosos! 


A GERENTE DO HOTEL 

Na década de 1930, o hotel foi administrado por Ann Little, ex-atriz do cinema mudo. Ann abandonou a indústria cinematográfica misteriosamente no auge do sucesso e, até a sua morte em 1984, raramente falava sobre sua carreira como atriz. Atuando em mais de 150 filmes, ela também fez a voz de Betty Boop nas animações de Max Fleischer


A LIBERDADE NA ERA DE OURO 

Sofisticado e extremamente discreto, o Chateau Marmont oferecia uma liberdade única na Era de Ouro de Hollywood, e esse foi o fator principal que fez o lugar se tornar um verdadeiro refúgio para celebridades que queriam fugir dos holofotes. No hotel, os famosos podiam dar grandes festas, consumir drogas ou se envolverem em casos extraconjugais sem irem parar nas primeiras páginas dos jornais da época. Lá também era o lugar ideal para quem queria se esconder da sociedade, assim como fez o ator Montgomery Clift que, em 1956, após sofrer um acidente de carro que desfigurou o seu rosto, escolheu o Chateau para se hospedar durante sua recuperação. 


HÓSPEDES E MORADORES DO HOTEL 

Greta Garbo, Katharine Hepburn, Jim Morrison, Elizabeth Taylor, Hedy Lamarr e Paul Newman são alguns dos astros que já se hospedaram no hotel. Além disso, também há uma grande lista de celebridades que fizeram do Chateau um verdadeiro lar. O local foi a casa de Marilyn Monroe no início da carreira, assim como a de Jean Harlow, Gram Parsons, John Frusciante, Hedy Lamarr, Johnny Depp, Kate Moss e F. Scott Fitzgerald.Sharon Tate e Roman Polanski também moraram lá, mas quando a atriz engravidou em 1969, o casal resolveu se mudar para a casa onde Sharon foi assassinada pelos integrantes da seita de Charles Manson


TRAIÇÕES E AFFAIRS 

Sidney Poitier, o primeiro ator negro a ganhar um Oscar, e a atriz Diahann Carroll se encontravam constantemente no hotel. Na época, os dois eram casados com outras pessoas. Enquanto morava no Chateau com o marido, Harold Rosson, Jean Harlow mantinha encontros amorosos com o famoso galã Clark GableRoddy Mcdowall e Scotty Bower também se encontravam no hotel, e viam o Marmont como um lugar sem preconceitos e  seguro para homossexuais. 

Outro affair polêmico que aconteceu no Chateau foi o relacionamento do cineasta Nicholas Ray, que tinha 44 anos na época, com a jovem atriz Natalie Wood, de 16 anos. Nicholas se mudou para o hotel após ter pego sua segunda esposa, a atriz Gloria Grahame, na cama com o filho dele, Anthony Ray, de apenas 13 anos. Foi durante sua estadia no Marmont que Ray começou a escrever o filme Rebel Without a Cause(1955) , estrelado por James Dean.


MORTES E ACIDENTES 

Não é atoa que o Chateau Marmont leva a fama de lugar "mal-assombrado". O hotel foi o local da morte de John Belushi, o astro do “Saturday Night Live”, que teve uma overdose de drogas em 1982. F. Scott Fitzgerald, autor de O Grande Gatsby, faleceu após ter um ataque cardíaco em frente ao Chateau, enquanto comprava cigarros antes de voltar para o hotel. O famoso fotografo Helmut Newton, também morreu no Marmont, após bater o carro na garagem do Chateau. 

Alguns acidentes também marcaram a história do lendário hotel, assim como o incêndio causado por Bette Davis, em 1958. Ela adormeceu  fumando e o cigarro acabou caindo no tapete, incendiando o quarto da atriz. A estrela de A Malvada (1950) foi salva pelo ator Lou Jacobi, que estava hospedado no quarto ao lado. Anos depois, após voltar ao hotel, o quarto de Bette pegou fogo novamente, devido a um problema elétrico. Isso foi o suficiente para a atriz nunca mais se hospedar no Chateau. Jim Morrison, o vocalista da banda The Doors, também sofreu um acidente no hotel. O astro do rock se feriu após cair da varanda do segundo andar do Marmont. 


CELEBRIDADES BANIDAS 

E não podemos falar do Chateau sem citar Britney Spears e Lindsay Lohan. As duas fazem parte da lista de celebridades banidas do hotel. Britney foi expulsa em 2007, quando estava no restaurante do Marmont e começou a passar a comida pelo seu rosto, de um jeito extremamente desagradável. Já Lindsay, foi banida em 2012, após não pagar uma conta de US $ 46,350.04 ao hotel. 


Não deixe de garantir o livroThe Castle on Sunset: Life, Death, Love, Art, and Scandal at Hollywood's Chateau Marmont  para mais informações sobre o hotel mais polêmico de Hollywood. 
As polêmicas e curiosidades do Chateau Marmont, o hotel favorito dos astros de Hollywood
Crédito: Reprodução/Amazon
Autor: Shawn Levy 
Editora: Anchor Books; Reprint edição (28 abril 2020)
Idioma: Inglês
Onde encontrar:https://amzn.to/39XHeHg

HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!