Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

The Hollywood Roosevelt: 5 curiosidades sobre o hotel que sediou a primeira cerimônia do Oscar e foi lar de Marilyn Monroe

Com fama de mal-assombrado, o The Hollywood Roosevelt mantém vivo o glamour - e as histórias - da Era de Ouro

Rafaela Paiva | @rafaelapaiiva Publicado em 22/12/2022, às 19h30 - Atualizado em 11/03/2024, às 16h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Hollywood Roosevelt: 5 curiosidades sobre o hotel que sediou a primeira cerimônia do Oscar e foi lar de Marilyn Monroe - Getty Images
The Hollywood Roosevelt: 5 curiosidades sobre o hotel que sediou a primeira cerimônia do Oscar e foi lar de Marilyn Monroe - Getty Images

Inaugurado em 15 de maio de 1927, o The Hollywood Roosevelt faz parte da lista de hotéis favoritos das celebridades. Assim como o famoso Chateau Marmont, o local mantém vivo o glamour e as histórias da Era de Ouro de Hollywood — e, claro, também coleciona curiosidades fascinantes. 

Membro da Preferred Hotels & Resorts, o grupo que financiou o hotel incluía lendas do cinema como Douglas Fairbanks, Mary Pickford e Sid Grauman. Nomeado em homenagem ao Presidente Theodore Roosevelt, o local que hospedou astros como Clark Gable e Charlie Chaplin foi lar de Marilyn Monroe e entrou para a história ao sediar a primeira cerimônia do Oscar.

Inspirado na arquitetura espanhola e designado monumento histórico e cultural de Los Angeles, nem mesmo a fama de mal-assombrado foi capaz de tirar o glamour do The Hollywood Roosevelt. O hotel continua sendo um dos lugares mais disputados de Los Angeles e segue como refúgio de celebridades atuais, como Angelina Jolie, Brad Pitt e Lindsay Lohan.

Para todos que desejam conhecer mais sobre o hotel icônico de Hollywood, HFTV lista 5 curiosidades! Confira:


BERÇO DO OSCAR

E foi no The Hollywood Roosevelt que a história do Oscar começou. Em 1929, o hotel foi o escolhido para sediar a primeira cerimônia da premiação. No dia 16 de maio daquele ano, 270 pessoas, que pagaram somente U$ 5 para entrarem no evento, se reuniram no Blossom Ballroom do hotel para acompanhar os vencedores das melhores produções cinematográficas de 1927 e 1928. Os apresentadores Al Jolson e Douglas Fairbanks distribuíram 13 estatuetas, que na época, ainda não eram chamadas de Oscar.

hollywood-roosevelt-5-curiosidades-sobre-o-hotel-que-sediou-primeira-cerimonia-do-oscar-e-foi-lar-de-marilyn-monroe
A noite da primeira cerimônia do Oscar - (Divulgação/Hollywood Roosevelt Hotel)

LAR DE MARILYN MONROE

O The Hollywood Roosevelt foi lar de Marilyn Monroe durante dois anos. A estrela de Hollywood viveu em uma das cabanas vintage do local quando a sua carreira de modelo começou a decolar. Aliás, seu primeiro ensaio fotográfico para uma revista aconteceu na piscina do hotel. Em homenagem à atriz, o The Hollywood Roosevelt nomeou a cabana que a estrela vivia em Suíte Marilyn, um quarto luxuoso que conta com um quadro acima da cama com uma imagem de Monroe no mesmo móvel.

hollywood-roosevelt-5-curiosidades-sobre-o-hotel-que-sediou-primeira-cerimonia-do-oscar-e-foi-lar-de-marilyn-monroe
Marilyn Monroe na piscina do hotel - (Arquivo/Hollywood Roosevelt Hotel)

MAL-ASSOMBRADO?

Falando em Marilyn, há quem diga que o hotel é mal-assombrado e que o espírito da atriz é um dos que aterroriza o local. Além dela, outro fantasma que entrou para a história do The Hollywood Roosevelt é o do ator Montgomery Cliff, que, segundo os boatos, assombra o quarto 928, local que ele morou durante as gravações do filme A Um Passo da Eternidade (1953).


REFÚGIO DAS CELEBRIDADES

Como citado anteriormente, Marilyn Monroe, Montgomery Cliff, Clark Gable e Charlie Chaplin foram só alguns dos nomes de sucesso que já passaram pelo local. Shirley Templey, Eadie Adams, Claudette Colbert e Carole Lombard também foram hóspedes do icônico hotel. Aliás, a cobertura do The Hollywood Roosevelt era o lugar favorito dos encontros amorosos de Gable e Lombard.

hollywood-roosevelt-5-curiosidades-sobre-o-hotel-que-sediou-primeira-cerimonia-do-oscar-e-foi-lar-de-marilyn-monroe
Paulette Goddard, Charlie Chaplin e H. G. Wells no hotel - (Keystone/Hulton Archive/Getty Images) 

CENÁRIO DE DIVERSOS FILMES

Além de hospedar astros do cinema, o The Hollywood Roosevelt também serviu de cenário para diversos filmes, como os longas Prenda-me se For Capaz (2002) e As Panteras Detonando (2003). Ah, e não podemos esquecer da cena memorável do sapateado de Shirley Temple e Bill Bojangles Robinson nas escadarias do hotel, no filme A mascote do regimento (1935).

hollywood-roosevelt-5-curiosidades-sobre-o-hotel-que-sediou-primeira-cerimonia-do-oscar-e-foi-lar-de-marilyn-monroe
Cena do filme A mascote do regimento (1935) - (Reprodução) 

LEIA TAMBÉM:


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!