A vocalista da banda Fleetwood Mac morreu aos 79 anos, em novembro de 2022
Christine McVie, a icônica vocalista da banda Fleetwood Mac, morreu aos 79 anos, em novembro de 2022. Na época, a nota oficial sobre o falecimento dizia apenas que a estrela faleceu no hospital em que estava internada devido a uma doença de curta duração. No entanto, na última segunda-feira (3), o site The Blast obteve uma cópia do atestado de óbito de McVie e confirmou a causa da morte.
Segundo o certificado, o fator principal da morte de Christine foi um AVC isquêmico. Esse tipo específico é descrito como “um coágulo sanguíneo que bloqueia ou estreita uma artéria que leva ao cérebro”, sendo o tipo mais comum.
Além disso, foi revelado um diagnóstico de “malignidade metastática de origem primária desconhecida”, o que significa que haviam células cancerígenas no corpo dela, mas não foi possível determinar a origem. O atestado de óbito também mostra que a cantora sofria de “fibrilação atrial”, uma forma de arritmia cardíaca mais amplamente tratada.
Em entrevista à Rolling Stone, meses antes de sua morte, a vocalista falou sobre seu estado de saúde enquanto conversava sobre a última turnê do Fleetwood Mac. “Estou muito mal de saúde. Tenho um problema crônico nas costas que me debilita. Eu me levanto para tocar piano, então não sei se conseguiria fisicamente isso [a turnê]. O que isso quer dizer? A mente está disposta, mas a carne é fraca”, afirmou a artista.
Nascida na Inglaterra, em 12 de julho de 1943, Christine McVie se casou com John McVie, integrante e fundador do Fleetwood Mac, em 1968. Dois anos depois, se juntou a banda. Cantora, tecladista e compositora, a estrela foi responsável por grandes sucessos do Fleetwood Mac, incluindo "Songbird", "Don't Stop" e "Everywhere".