Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Hedy Lamarr: a atriz de Hollywood que "inventou" o Wi-Fi

Hedy Lamarr marcou a história de Hollywood e ainda sobrou um tempinho para revolucionar a ciência - mas e o Wi-Fi? HFTV te conta!

@rafaelabertolini_ | Publicado em 11/07/2022, às 20h00 - Atualizado em 12/07/2022, às 07h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hedy Lamarr: a atriz de Hollywood que "inventou" o Wi-Fi - Wikimedia Commons
Hedy Lamarr: a atriz de Hollywood que "inventou" o Wi-Fi - Wikimedia Commons

Você sabia que a história de Hollywood e da internet estão diretamente conectadas? Isso porque a atriz e cientista Hedy Lamarr foi responsável por revolucionar ambas as áreas enquanto ainda era viva. E o que o Wi-Fi tem a ver com isso? HFTV explica!

Nascida como Hedwig Eva Maria Kiesler na Áustria, a Lamarr tem um passado do qual ela tentou fugir por muito tempo. Hedy era judia e acabou se casando com um dos homens mais ricos do país, Friedrich Mandl, um fabricante de armas que fornecia munições militares para fascistas e nazistas. A união veio como estratégia para proteger sua família na época da ascensão de Adolf Hitler. No entanto, seu marido se mostrou extremamente abusivo, o que fez com que ela fugisse de casa com uma grande quantidade de joias para conseguir se sustentar.

Hedy Lamarr: a atriz de Hollywood que "inventou" o Wi-Fi
Retrato de Hedy Lamarr (Wikimedia Commons)

Entre várias mudanças de países, Hedy se instalou nos Estados Unidos, onde finalmente pode desenvolver uma carreira. Foi assim que ela se tornou responsável por revolucionar Hollywood com apenas 19 anos, quando protagonizou a primeira cena de orgasmo feminino da história do cinema, no filme Êxtase (Gustav Machatý, 1933).

Hedy Lamarr: a atriz de Hollywood que "inventou" o Wi-Fi
Foto: Reprodução

Mas enquanto ela continuava trabalhando em novas produções, Hedy pode dividir o cinema com a ciência, já que ela dedicou parte da sua vida em projetos secundários que não envolviam seu lado artístico, algo que era pouco visto em Hollywood. E foi assim que Lamarr revolucionou a tecnologia. Isso porque ela criou um sistema de comunicações sem fio para as Forças Armadas dos Estados Unidos, algo que foi futuramente evoluído e aperfeiçoado para se tornar hoje o que conhecemos como Wi-Fi e a telefonia celular.

Assim, Hedy Lamarr conseguiu marcar tanto a ciência quanto o cinema, se tornando pioneira em ambas as áreas, o que faria seu nome ficar eternamente marcado na História do mundo.


HFTV NAS REDES SOCIAIS

YOUTUBE | TIKTOK | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!