Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Como funciona o processo de votação do Oscar?

Quem vota no Oscar? Como funciona o processo? HFTV responde essas e outras dúvidas sobre a famosa premiação!

Rafaela Paiva | @rafaelapaiiva Publicado em 28/02/2023, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como funciona o processo de votação do Oscar? - Bryan Bedder/Getty Images
Como funciona o processo de votação do Oscar? - Bryan Bedder/Getty Images

Considerada a premiação mais importante da indústria cinematográfica, o Oscar é uma cerimônia anual realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Com o objetivo de premiar os profissionais do cinema mundial, a edição de 2023 — que será realizada em 12 de março — já está chegando e, para te ajudar a entender como funciona todo o processo de votação, preparamos um verdadeiro guia! Confira:

Quem vota no Oscar?

De acordo com a Vanity Fair, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é formada por um grupo com mais de 10.000 membros — com quase 9.500 elegíveis para votar —, todos profissionais da indústria. São os integrante da Academia que decidem quem vai concorrer e quem vai ganhar a tão desejada estatueta do Oscar.

Quem são e como se tornar um membro da Academia?

A Academia conta com grupos de votação e os descreve como “limitados a artistas de cinema que trabalham na produção de filmes lançados nos cinemas”. Os membros são divididos em 17 ramos: atores, diretores, produtores, roteiristas etc. Para ser um membro, é necessário trabalhar na indústria cinematográfica, ter “conquistas excepcionais” no ramo e ser indicado por dois integrantes (a candidatura será então avaliada pelo comitê da Academia, podendo ser aceita ou não). Além disso, todos os indicados ao Oscar também são convidados a fazer parte da Academia.

Quem pode se candidatar a uma nomeação?

Para se candidatar a uma nomeação ao Oscar, algumas regrinhas precisam ser seguidas: o filme precisa ter mais de 40 minutos, ter ficado em cartaz por no mínimo sete dias seguidos e não pode ter sido exibido em qualquer outro meio antes do cinema. O produtor do filme é quem escolhe as categorias para as quais gostaria de ser considerado na premiação.

Como são escolhidos os indicados ao Oscar?

Cada ramo da Academia é responsável por selecionar os finalistas em cada categoria. Ou seja, atores votam em atores, diretores votam em diretores e assim por diante. A única exceção é para a categoria de Melhor Filme, nela, todos podem votar.

Como são escolhidos os vencedores?

Com a lista de indicados definida, uma votação é aberta para todos os membros da Academia. Nesta parte, por exemplo, um ator pode votar em melhor diretor, figurino, roteiro, etc.


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!