Coincidência ou maldição? HFTV lista algumas das celebridades que morreram aos 27 anos e entraram para o temido Clube dos 27
Seria essa a idade amaldiçoada para as celebridades? A lista de astros da música que morreram aos 27 anos é longa, e essa coincidência — ou maldição, como muitos acreditam — ganhou até mesmo um nome: o Clube dos 27. Reunindo mortes trágicas e, muitas vezes, incertas, o temido clube já foi tema de estudos científicos e é rodeado de teorias que tentam encontrar uma ligação entre as mortes dos artistas.
Alguns acreditam que esses astros venderam suas almas para o diabo em troca de fama e dinheiro, outros dizem que tem a ver com a astrologia e um fenômeno chamado “o Retorno de Saturno”, que influencia a vida das pessoas por volta dos 27 anos, e também há quem diga que as mortes estão relacionadas à numerologia, já que o número 27 dividido por 3 resulta em 9, que representa o fim de um ciclo. Apesar das inúmeras suposições, nada foi comprovado e o Clube dos 27 segue sendo apenas uma triste coincidência. Confira, abaixo, algumas das celebridades que entraram para o temido clube!
Considerado um dos músicos mais influentes do Mississippi Delta Blues, Robert Johnson é referência no blues e foi o primeiro nome de sucesso a entrar no Clube dos 27. Sua morte é um mistério, a teoria mais provável é a de que Johnson teria bebido whisky envenenado com estricnina. No entanto, também há quem diga que o jovem músico morreu de sífilis ou que teria sido assassinado com arma de fogo.
Fundador da banda The Rolling Stones, Brian Jones atingiu o sucesso cedo. Assim como muitos artistas dessa lista, viveu como um grande astro no maior estilo "sexo, drogas e rock'n roll". Brian foi encontrado sem vida na piscina de sua casa de campo na Inglaterra, em 1969. O motivo da morte também é um mistério e as suposições são de assassinato ou morte acidental após misturar drogas e álcool.
Nascido em 4 de julho de 1943, Alan Wilson foi o líder, vocalista e principal compositor da Canned Heat, banda norte-americana de rock e blues. Wilson foi encontrado morto no quintal da casa de Bob Hite, integrante da banda, e segundo o médico legista, o motivo da morte foi "intoxicação aguda acidental de barbitúricos".
Considerado o melhor guitarrista da história da música, Jimi Hendrix foi um dos artistas mais influentes de sua geração. Segundo a autopsia, o falecimento de Hendrix ocorreu após o músico consumir uma dose alta de soníferos e se afogar em seu próprio vômito. No entanto, também existem teorias sobre homicídio e suicídio.
Vítima de overdose de heroína e álcool, Janis Joplin foi encontrada morta em um quarto de hotel no dia 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia. Considerada a “Rainha do Rock and Roll”, Joplin foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista norte-americana. Ícone mundial do rock psicodélico, Janis entrou para o Top 100 da revista Rolling Stone como uma das maiores artistas de todos os tempos.
Vocalista da banda de rockThe Doors, Jim Morrison é um dos nomes mais famosos do Clube dos 27. Jim foi encontrado morto em Paris, na banheira de seu apartamento, no dia 3 de julho de 1971. A autopsia nunca foi feita, mas acredita-se que o artista sofreu uma overdose. Após o sucesso estrondoso da banda, Morrinson desenvolveu uma grande dependência de álcool e drogas.
Membro da banda de rock britânica Badfinger, Pete Ham impressionou até mesmo o BeatlePaul McCartney com seu talento. Devido a problemas financeiros, o jovem músico cometeu suicídio por enforcamento em 1975.
Ícone da arte, Jean-Michel Basquiat foi um grande grafiteiro e pintor neo-expressionista. Basquiat segue influenciando artistas e conquistando fãs no mundo todo até os dias de hoje, e apesar de ser destaque na arte, Jean-Michel também formou a banda Gray. Ele morreu em sua casa na Great Jones Street, em Manhattan, no dia 12 de agosto de 1988, por overdose de heroína.
Vocalista da The Gits, uma das bandas de punk rock mais famosas dos anos 80 e 90, Mia Zapata teve um triste fim aos 27 anos. A jovem foi encontrada morta em 1993, com sinais de espancamento e estupro. O assassino da artista só foi encontrado e condenado em 2003.
O Clube dos 27 se tornou ainda mais popular após o famoso fundador, vocalista e guitarrista da banda Nirvana, Kurt Cobain, ter sido encontrado morto em sua casa em Seattle, pelo eletricista Gary Smith. No local, havia uma espingarda apontada para o queixo do artista e uma carta de suicídio.
Dona dos hits Rehab e You Know I'm No Good, Amy Winehousemarcou a história da música. Com diversos problemas pessoais e de saúde, Amy também lutava contra o vício em drogas e álcool. A artista foi encontrada morta em julho de 2011, por intoxicação por álcool.