Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

80 anos de Janis Joplin: 10 curiosidades sobre a eterna Rainha do Rock

Considerada a Rainha do Rock and Roll, Janis Joplin marcou a história da música com sua voz inconfundível e canções poderosas

@rafaelapaiiva | Publicado em 05/10/2022, às 13h27 - Atualizado em 19/01/2023, às 09h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
80 anos de Janis Joplin: 10 curiosidades sobre a eterna Rainha do Rock - Getty Images
80 anos de Janis Joplin: 10 curiosidades sobre a eterna Rainha do Rock - Getty Images

Janis Joplin, a lendária Rainha do Rock, completaria 80 anos nesta quinta-feira (19). Com sua voz inconfundível, a carreira da cantora começou na banda Big Brother and the Holding Company, no entanto, atingiu o auge do sucesso com o trabalho solo.

Considerada pela Rolling Stone como uma das 100 maiores artistas de todos os tempos, Joplin teve uma morte precoce devido a uma overdose em 4 de outubro de 1970, aos 27 anos. Mas, apesar de breve, sua trajetória na música foi o suficiente para marcar uma geração e imortalizar canções como Piece Of My Heart e Maybe. Para celebrar o legado e a vida da cantora, compositora e multi-instrumentista norte-americana, HFTV lista 10 curiosidades sobre Janis Joplin. 

52 anos sem Janis Joplin: 10 curiosidades sobre a eterna Rainha do Rock
(Giphy)

JANIS JOPLIN E RIO DE JANEIRO

Um dos momentos mais felizes da vida de Janis aconteceu no Brasil, em fevereiro de 1970. Ao lado da amiga e estilista Linda Gravenites, a cantora escolheu o país como destino de suas férias para relaxar e se livrar do vício em heroína. No Brasil, Joplin curtiu o Carnaval, fez apresentações improvisadas em botecos, foi expulsa do Copacabana Palace, se divertiu ao lado de Alcione, Tony Tornado e Serguei, foi barrada em um camarote do Theatro Municipal e viveu uma história de amor com David George Niehaus, um turista que conheceu nas areias de Copacabana.


BULLYING

Janis foi vítima de bullying no colegial e na Universidade do Texas, onde era considerada “o homem mais feio do campus”. A artista recebia diversos ataques devido ao seu peso, acnes, timidez e estilo, o que a levou a desenvolver depressão e bulimia. Nesta época, Joplin começou a usar drogas para tentar esquecer o sofrimento.


AMOR É AMOR

A cantora se relacionou com diversos homens durante sua vida, mas também viveu romances com mulheres. Entre eles, o relacionamento mais famoso foi com Peggy Caserta, a autora do livro Going Down With Janis.


FESTA APÓS A MORTE

No maior estilo Joplin, a artista deixou em seu testemunho uma solicitação de US$2.500 destinada para uma festa após sua morte. A celebração, que aconteceu em outubro, contou com duzentos convidados.


SIGNIFICADO DO NOME

O nome Janis vem do deus romano Janus, que deu origem ao nome do mês de janeiro — o mesmo que a cantora nasceu. A escolha foi feita por seu pai, Seth Joplin, um grande amante de história.


PORSCHE PSICODÉLICO

Sempre autentica, o carro da cantora também era fora dos padrões. Janis tinha um porsche de 1964, originalmente branco, mas que ganhou uma pintura psicodélica a pedido da artista. O veículo foi vendido em um leilão em Nova York em dezembro de 2015, por US$ 1,76 milhão.


TATUAGEM BRASIL

Sua visita ao Brasil realmente impactou a vida e carreira da artista. Além de ter levado o "gingado brasileiro" para os palcos, Janis tatuou em seu pulso o desenho de uma pulseira que comprou em Salvador.


PRISÃO

Janis foi presa na Flórida em 1969. O motivo? A cantora foi acusada de "Linguagem Indecente e Vulgar", em um show na cidade de Tampa. A boa notícia é que, graças a liberdade de expressão, um juiz descartou as acusações.


WOODSTOCK

A cantora participou do famoso festival de música Woodstock Music & Art Fair, que aconteceu em 1969. Lá, Janis abusou do consumo de álcool e quase não subiu ao palco.


CLUBE DOS 27

Após sua morte precoce, Janis entrou para o temido Clube dos 27, uma lista de astros da música que morreram aos 27 anos. Rodeado de teorias, o clube também conta com nomes como o de Kurt Cobain, Jimi Hendrix e Jim Morrison.


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!