Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Dua Lipa processada por plagiar Levitating - e a semelhança é surpreendente

Levitating tem alta semelhança com música menos conhecida de 2017

@nic_bastos | Publicado em 02/03/2022, às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dua Lipa no videoclipe de "Levitating" - Reprodução
Dua Lipa no videoclipe de "Levitating" - Reprodução

Nada se cria, tudo se copia? Mais uma artista está sendo acusada de plágio: Dua Lipa foi processada por violação de direitos autorais nesta terça-feira (1) por uma banda de reggae da Flórida que alega que a estrela pop britânica roubou seu hit Levitating de uma faixa menos conhecida de 2017.

Em uma ação movida no tribunal federal de Los Angeles, os membros do Artikal Sound System defendem que Levitating, de Dua – hit que passou 68 semanas na parada de músicas da Billboard Hot 100 e foi a música número 1 do Hot 100 de 2021 – foi arrancada de Live Your Life da banda.

A reclamação é curta e contém principalmente alegações de violação de direitos autorais, com poucos detalhes sobre como ou por qual motivo a cantora supostamente copiou a música. Mas afirma que as duas faixas são tão semelhantes que é "altamente improvável que 'Levitating' fosse criado de forma independente".

Como qualquer caso de direitos autorais, o processo contra Dua Lipa alegou que ela tinha “acesso” a Live Your Life – o que significa que ela ouviu a música, dando-lhe a capacidade de copiá-la. Mas o caso não explica exatamente por que a banda acredita que a estrela pop ouviu sua canção.

O processo também nomeou a Warner Records, assim como outros que ajudaram a criar Levitating. Representantes de Lipa e Warner Music Group não se pronunciaram sobre o assunto

Levitating, lançada em 2020 no segundo álbum de estúdio de Lipa, Future Nostalgia, foi um grande sucesso, chegando ao segundo lugar no Hot 100 e garantindo a honra de ser a música mais longa de uma artista feminina no top 10 de todos os tempos.

Artikal Sound System é uma banda de reggae sediada no sul da Flórida, fundada em 2012 como uma dupla antes de adicionar músicos adicionais e o vocalista Logan Rex. A banda lançou Live Your Life em seu EP Smoke and Mirrors, de 2017.

Ouça as duas faixas e tire suas próprias conclusões:


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇 

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | SPOTIFY | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!