Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

SEXTA-FEIRA 13 | Quem popularizou e outros causos sobre a data 👻

Sexta-feira 13 com curiosidades macabras sobre a data

@nicolybastos_| Publicado em 13/05/2022, às 14h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
SEXTA-FEIRA 13 | Quem popularizou e outros causos sobre a data 👻 - Reprodução
SEXTA-FEIRA 13 | Quem popularizou e outros causos sobre a data 👻 - Reprodução

É simplesmente muito mais divertido viver nossas vidas governadas por um conjunto de superstições do que de forma sã e racional. Seja de propósito (como não passar debaixo de escadas) ou subconscientemente (sentindo uma sensação de pavor ao passar pela velha casa rangente na rua), a vida pode parecer mais lógica para alguns com essas tolices ilógicas.

E embora essas superstições variem de pessoa para pessoa, há uma que seguimos coletivamente, sem pensar duas vezes: que sexta-feira 13 é um dia amaldiçoado e de azar.

Mas por que isso acontece? Desde quando? A resposta é: Thomas W. Lawson. Ou pelo menos parte dela. Embora essa seja uma superstição muito antiga, é o antigo milionário quem mais leva o crédito pela data, por ter fixado a data na consciência moderna com seu romance Sexta-feira 13, que conta a história sombria de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para se vingar de seus inimigos, deixando-os na miséria.

+ Os melhores filmes de terror da história, segundo o Rotten Tomatoes

A fim de viver a sexta-feira 13 da melhor forma possível, separamos algumas outras curiosidades sobre a data que vão te arrepiar - no melhor da sensação. 

Mais de Thomas Lawson

Diz a lenda que alguns meses depois de publicar seu romance, mais precisamente na sexta-feira 13 de dezembro de 1907, um enorme barco que ele havia mandado construir e que levava o seu nome afundou.

Sexta13fóbicos

Se você está sofrendo de um medo intenso da sexta-feira 13, há uma palavra (ou palavrão rs) para isso – Triscaidecafobia . Enquanto isso, parascavedecatriafobia refere-se ao medo de sexta-feira ou ao medo de sexta-feira 13. 

Queremos limpar a imagem da data!

Para um grupo de elite de homens na cidade de Nova York, mais conhecidos como The Thirteen Club, essa fobia não existia. Em vez disso, na verdade, os membros sofriam de medo de pessoas com fobia. O grupo foi fundado com a intenção de reparar a reputação do número, e foi formado pelo capitão William Fowler em 1882, que lutou em 13 batalhas da Guerra Civil.

O clube se reunia todo dia 13 de cada mês, às 13 horas, em grupos de 13. Além disso, o grupo se propôs a desmascarar outras superstições - como quebrar espelhos - encenando-as em todas as reuniões.

Sexta-feira 17?

Em vez de colocar seu medo no número 13, os italianos desconfiam do 17, porque "quando visto como o numeral romano XVII, e depois alterado anagramaticamente para VIXI, lembra aos italianos a frase em latim que se traduz em "vivi", que pode ser entendido como "Minha vida acabou". Eita!

Nascimento do Heavy Metal

Na sexta-feira, 13 de fevereiro de 1970, o gênero heavy metal entrou no mundo com o lançamento do álbum de estreia autointitulado do Black Sabbath, levando a população ainda mais ao sobrenatural com músicas como "The Wizard" e "Wicked World" riffs de guitarra ferozes e padrões de bateria pesados.

Alfred Hitchcock

O mestre de todos os assassinatos, caos e superstição, o diretor e cineasta Alfred Hitchcock nasceu em uma sexta-feira, 13 de agosto de 1899. Seu encontro mais famoso com o número, no entanto, teve a ver com seu filme de estréia na direção, Número 13, que perdeu seu financiamento e nunca passou das cenas iniciais. Help!

Fim do mundo?

Para começar, não há necessidade de preparar seu equipamento para o apocalipse – este asteroide, de acordo com o Programa de Objetos Próximos à Terra da NASA, por pouco não atingirá nosso planeta. Mas, na sexta-feira, 13 de abril de 2029, teremos uma visão espetacular do asteroide 99942 Apophis, que passa rapidamente por nós, evitando por pouco nossa atmosfera.

Felizmente, quando o asteroide foi descoberto pela primeira vez em 2004, ele teve uma chance em 60 de colidir com a Terra – embora agora dados posteriores sugiram que não há chance de atingir a Terra.

Quantas sextas-13?

Atenção: você só precisará de seus feitiços e poções de sexta-feira 13 três dias por ano.


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇 

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | SPOTIFY | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!