Hollywood Forever TV
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

O trio de ouro do rock: a amizade entre David Bowie, Iggy Pop e Lou Reed

Famosos nos anos 70, a amizade entre David Bowie, Iggy Pop e Lou Reed foi essencial para a carreira do trio

@rafaelabertolini_ | Publicado em 05/07/2022, às 21h00

O trio de ouro do rock: a amizade entre David Bowie, Iggy Pop e Lou Reed - Foto: Reprodução
O trio de ouro do rock: a amizade entre David Bowie, Iggy Pop e Lou Reed - Foto: Reprodução

Se você conhece a história do artista plástico Andy Warhol, você com certeza já ouviu falar do The Velvet Underground. Liderada por Lou Reed, a banda de rock nova iorquina não podia ser considerada um sucesso comercial, mas foi extremamente importante para influenciar alguns dos maiores artistas de sua época.

Um deles foi James Newell Osterberg, que até então era apenas um garoto tímido. Até que no fim da década de 60, o The Stooges surgiu, o que lhe fez adotar o nome de Iggy Pop. Dono de uma personalidade maluca, com alto abuso de substâncias, Iggy parecia ser o tipo de pessoa que já estava perdida na vida. No entanto, seu talento absurdo o levou a ganhar o título de "Padrinho do Punk".

Mas outro influenciado de Reed dispensa apresentações. Isso porque o thin white duke ultrapassou as barreiras do gênero e se tornou um dos maiores artistas já nascidos. David Bowie era dono de uma sonoridade musical incomparável, além de uma identidade visual única que sempre brincou com a androginia.

No entanto, a conexão entre Lou Reed, Iggy Pop e David Bowie sempre foi muito além da influência na música. Os três eram grandes amigos desde os anos 70 e permaneceram assim até a morte levar Reed em 2013 e Bowie em 2016. 

A conexão entre Iggy Pop e David Bowie

Se Iggy Pop hoje é tão conhecido foi devido à ajuda de Bowie, que o conheceu em 1971, quando assistiu uma apresentação dos Stooges em um bar. Ali, ele viu o enorme potencial do vocalista, o que lhe fez insistir ao seu agente para que contratassem o Iggy para o seu selo. Mas tudo tinha seu preço: Bowie pediu para que Iggy tomasse jeito em sua vida, maneirando um pouco nas drogas, para que o contrato pudesse ser firmado. Se não fosse por esse empurrãzinho do amigo, o Padrinho do Punk provavelmente teria abdicado da carreira, já que ele estava sendo consumido pelo vício e vendo as poucas vantagens que esse rumo da sua vida lhe dava.

O trio de ouro do rock: a amizade entre David Bowie, Iggy Pop e Lou Reed
Foto: Reprodução

No entanto, esse início de amizade não foi mil maravilhas não. Isso porque antes dos Stooges acabarem, eles acabaram lançando o álbum Raw Power, um dos mais famosos da banda, que foi produzido por Bowie. Porém, a participação de David na produção desagradou Iggy, que acreditou que o trabalho do amigo deixou a desejar, já que Bowie estava focado em produzir o disco Ziggy Stardust na época. Isso os levou a uma pequena briga que os fez ficarem a se falar por um tempo, até que Iggy Pop teve uma recaída nas drogas.

O líder dos Stooges acabou se internando em um manicômio para superar o vício, o que acabou colocando um ponto final em seu grupo. Mas Bowie se mostrou uma pessoa importante na recuperação do amigo, já que ao visitá-lo no hospital, ele ofereceu produzir dois álbuns que lançariam a carreira solo de Iggy: The Idiot e Lust For Life. Desde então, a carreira de Iggy Pop decolou, o que lhe fez ganhar uma notoriedade rápida na cena do rock.

O encontro entre Lou Reed e David Bowie

Ao contrário dos Stooges, o Velvet Underground fazia um certo sucesso na cena musical de Nova York. Isso não significa que os membros de sua banda eram grande coisa. Afinal, Lou Reed era um cara super mal humorado. E você se lembra daquele ditado: jamais conheça seus heróis? Pois saiba que Bowie, como grande fã do Velvet Underground, tentou ser simpático ao conhecer Lou Reed pela primeira vez, estando entusiasmado para conversar com o vocalista pela primeira vez. Mas Reed foi frio, sem querer muito papo com o cantor, o que fez com que seu primeiro encontro fosse constrangedor.

O trio de ouro do rock: a amizade entre David Bowie, Iggy Pop e Lou Reed
Foto: Reprodução

Os dois se reencontraram no futuro, onde a amizade foi estabelecida principalmente por sua conexão na música. David acabou ajudando o amigo a compor músicas e até mesmo produziu o icônico álbum Transformer

Dizem que o primeiro encontro de David com Lou foi um tanto constrangedor: imagine um simpático fã, encantado com o trabalho de um ídolo, que não está lá muito afim de papo? Apesar de um primeiro encontro um tanto frio, a amizade dos dois viria a ser consolidada também por meio da música. Mais tarde, eles se reencontraram e David acabou ajudando a compor e produzir um dos álbuns mais icônicos de Lou, Transformer, o segundo da carreira solo do cantor.

A ponte 

Ao longo dos anos, a amizade entre os três foi feita de encontros e desencontros. Fato é que eles nunca foram tão próximos quanto nos intensos anos 70, mas os frutos da parceria musical do trio é digna de ser celebrada em qualquer época.

David Bowie sempre foi a ponte de conexão entre Iggy Pop e Lou Reed. Embora Bowie tenha sido amigo de ambos, as evidências de como era a relação entre Iggy e Lou nunca foram muito claras. No entanto, em entrevista para a GQ pouco tempo após a morte de Reed, Iggy disse que sentia falta do amigo:

"Eu admirava ele e me inspirava nele como um artista. E isso ainda é o que é. Teve tempos em que ele conseguiu ser decente e gracioso. Mas o que eu realmente sinto falta é que ninguém consegue fazer o que ele fazia."

Ele também completou que Reed o tolerava, brincando com o mal humor do falecido amigo. Então embora esteja claro de que havia uma amizade estabelecida ali, como os dois se relacionavam nunca foi claro para o público. O que se é certo é que essa amizade foi importante para a carreira dos três artistas, que se apoiaram um no outro para construir sua marca no Rock N' Roll. Hoje, Iggy Pop é o único vivo do grupo, e que ainda batalha para deixar esse legado vivo no mundo contemporâneo.


HFTV NAS REDES SOCIAIS

YOUTUBE | TIKTOK | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER