Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

A misteriosa morte de Jimi Hendrix - e os últimos dias de vida do guitarrista

Meio século atrás, ocorria a morte de Jimi Hendrix, o maior guitarrista da história, em meio a circunstâncias trágicas e misteriosas

@nicolybastos_| Publicado em 25/11/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A misteriosa morte de Jimi Hendrix - e os últimos dias de vida do guitarrista - Reprodução
A misteriosa morte de Jimi Hendrix - e os últimos dias de vida do guitarrista - Reprodução

"A história da vida é mais rápida do que um piscar de olhos. A história do amor é olá e adeus. Até nos encontrarmos novamente".

Poucas horas depois de escrever essas linhas, um dos músicos mais talentosos de sua geração estava morto em sua cama, engasgado com o próprio vômito. Cinquenta anos depois, rumores e inconsistências ainda persistem em torno da morte de Jimi Hendrix, dito por diversos especialistas como o maior guitarrista de rock de todos os tempos. 

A morte de Jimi Hendrix 

Destruído por uma dieta cada vez maior de drogas pesadas e uma agenda implacável de turnês e gravações, a saúde física e mental de Jimmi Hendrix estava em deteriorada, fazendo com que ele abandonasse um show no meio devido a ter tomado um ácido antes de subir no palco.

Um retorno no início do outono a Londres, após uma abertura tipicamente caótica de seu próprio Electric Lady Studios em Nova York, deveria ter sido a deixa para uma extensa recuperação, mas as tentações da cidade aparentemente foram demais para Hendrix resistir...

Ele namorava a patinadora artística alemã Monika Dannermamn, e os dois usavam drogas no apartamento dela dentro do Samarkand Hotel em Notting Hill. Hendrix temia passar muito tempo à vista do público; ele tinha dois processos pendentes, um deles de paternidade, e estava sob pressão de seu empresário Mike Jeffrey, bem como de sua gravadora, para apresentar um novo produto e novas datas de shows.

Aparecendo brevemente em uma festa com Monika, um Jimi Hendrix notavelmente deprimido reclamou com alguns presentes sobre suas frustrações com a indústria da música e com Jeffrey, antes de retornar ao hotel com Dannermamn. Era quase madrugada quando, além do vinho e das anfetaminas que havia consumido naquela noite, ele tomou até nove pílulas para dormir junto com um sanduíche de atum, segundo o relatado por Dannermamn.

Ela afirmou que acordou entre 10h e 10h20 da manhã seguinte e encontrou Hendrix dormindo normalmente na cama ao lado dela. Ela disse que saiu para comprar cigarros e, quando voltou, por volta das 11h, encontrou-o na cama respirando, embora inconsciente e sem resposta. Quando a ambulância chegou, o batimento cardíaco e o pulso de Hendrix já estavam estáveis.

James Marshall Hendrix foi declarado morto às 12h45 da sexta-feira, 18 de setembro de 1970. Ele tinha 27 anos. O veredito aberto do legista e a falta de qualquer investigação em torno de sua morte significaram que a história de Dannermamn permaneceu oficialmente incontestada por mais de 20 anos.

Investigações

Foi apenas no início dos anos 1990 que a ex-namorada de Hendrix, Kathy Etchingham, localizou os homens da ambulância que compareceram ao local no Samarkand Hotel. Reg Jones afirmou que, quando foram chamados ao apartamento, Hendrix estava totalmente vestido e sozinho, sem Dannermamn em lugar nenhum. Posteriormente, foi sugerido que Hendrix já estava morto há algumas horas.

Dannermann morreu em 1996 e, por não haverem mais testemunhas sobreviventes daquela manhã de setembro de 1970 vivas, rumores sobre a morte de Jimi Hendrix ainda abundam.

Teorias da conspiração?

O corpo de Hendrix foi transferido para o apartamento de Dannermamn após uma overdose em outro lugar de Londres? Ele foi morto por ordem de chefes da máfia com quem se acredita que Mike Jeffreys esteja envolvido? Ele foi vítima de um programa patrocinado por J. Edgar Hoover para matar celebridades que simpatizavam com o movimento dos Panteras Negras?

Embora a autópsia oficial mostre o consumo de comprimidos para dormir como a causa da morte, está longe de ser definitivo que eles teriam sido fatais para Hendrix.

O médico do hospital onde a morte de Hendrix foi oficialmente registrada também afirmou que grandes quantidades de vinho tinto estavam presentes em sua garganta, estômago e pulmões. Havia pouco álcool em sua corrente sanguínea, sugerindo que ele poderia ter sido contido e afogado por ter vinho derramado em sua garganta.

A motivação política para a morte do músico também não é tão absurda quanto pode parecer. Sua performance perturbadora e cheia de comentários de The Star Spangled Banner, no festival de Woodstock, de 1969, ainda estava fresca na memória. Hendrix atraiu apoiadores do Pantera Negra para seus shows e suas ações, se não sua violência mais aberta, o impressionaram, como ele observou:

“Não é que eu não esteja me relacionando com os Panteras Negras. Eu naturalmente me sinto parte do que eles estão fazendo, em certos aspectos. Alguém tem que fazer um movimento, e nós somos os que mais sofrem no que diz respeito à paz de espírito e à vida.”

De acordo com o documentário Jimi Hendrix: The Last 24 Hours (2004), documentos do FBI mostram que Hendrix apareceu em uma lista de músicos, escritores e artistas dissidentes que seriam colocados em um campo de detenção nos Estados Unidos caso a escalada do radicalismo negro e violenta oposição à Guerra do Vietnã chega ao ponto de emergência nacional.


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!