Hollywood Forever TV
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Gloria Grahame: a polêmica vida da estrela de Hollywood

Romance com o enteado e vício em procedimentos estéticos marcaram a vida de Gloria Grahame

@rafaelapaiiva | Publicado em 31/05/2022, às 08h00 - Atualizado em 09/06/2022, às 15h30

Gloria Grahame: a polêmica vida da estrela de Hollywood - Crédito: Reprodução
Gloria Grahame: a polêmica vida da estrela de Hollywood - Crédito: Reprodução

Considerada uma das atrizes mais polêmicas de Hollywood, Gloria Grahame nasceu em Los Angeles, na Califórnia, no dia 28 de novembro de 1923. Apaixonada pelo cinema desde pequena, suas primeiras aulas de atuação foram na infância com a sua mãe, a atriz de teatro e professora de drama, Jeanne McDougall


MUSA DA ERA DE OURO 

A carreira de Gloria começou no teatro, no entanto, a musa assinou um contrato com os estúdios da MGM após Louis B. Mayer, um produtor de cinema, assistir a uma peça da atriz na Broadway. Aos 23 anos, Grahame estreou nas telonas interpretando Sally Murfin no filme de comédia Blonde Fever (1944), dirigido por Richard Whorf. Em 1947, o contrato da atriz foi vendido para a RKO Studios e, aos poucos, Gloria Grahame foi conquistando seu espaço em Hollywood. 

Tendo atuado em mais de trinta filmes, a atriz teve papéis de destaque nos longas Human Desire (1953), The Big Heat (1953) e Sudden Fear (1952), além de ter levado para a casa o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em The Bad and the Beautiful (1952), filme em que apareceu somente por 9 minutos. Gloria era uma mulher talentosa e de gênio forte — que muitas vezes, acabava transparecendo em seu trabalho —, mas foram as polêmicas de sua vida pessoal que levaram a carreira de sucesso da atriz ao declínio. 


ROMANCE COM O ENTEADO — E OUTRAS POLÊMICAS! 

Apesar da beleza estonteante, Gloria Grahame tinha muitos problemas com a própria imagem. A musa da Era de Ouro de Hollywood não se achava bonita, e logo desenvolveu uma grande obsessão por procedimentos estéticos. Gloria chegou a ter uma paralisia parcial nos lábios devido ao vício pelas plásticas, o que prejudicou sua aparência e fala. No entanto, este era o menor dos problemas da atriz: a maior polêmica de sua vida envolve alguns relacionamentos amorosos! 

Grahame se casou quatro vezes ao longo da vida. Seu primeiro casamento foi com o ator e comediante americano Stanley Clements, em 1945. Eles se separaram em 1948, quando a atriz conheceu Nicholas Ray, o cineasta responsável por grandes clássicos do cinema, como Rebel Without a Cause (1955). Ela e Nicholas tiveram um filho, mas acabaram se separando em 1952, quando o cineasta revelou que pegou Gloria na cama com seu filho do primeiro casamento, Anthony Ray, de apenas 13 anos. A atriz passou a vida toda negando a relação com o enteado. Em 1954, ela se casou com o roteirista e produtor Cy Howard, com quem teve uma filha. E foi a sua quarta união que chocou a todos: em 1960, Grahame se casou com Anthony Ray, o filho de seu segundo marido! 

Gloria e Anthony tiveram dois filhos, e conseguiram manter a relação longe dos holofotes por dois anos. No entanto, quando o casamento saiu na mídia como um verdadeiro escândalo sexual, a carreira da atriz foi detonada. A soma de todos os problemas levaram a musa a um colapso nervoso. Em 1964, ela se internou em uma clínica psiquiátrica e passou por alguns tratamentos, incluindo o eletrochoque. 


ESTRELAS DE CINEMA NUNCA MORREM 

A atriz foi diagnosticada com câncer de mama em 1974, um ano depois, o câncer entrou em remissão. Porém, em 1980 a doença voltou ainda mais forte. Desta vez, Gloria não quis aceitar o diagnóstico e não buscou tratamento, seguiu sua vida normalmente até 5 de outubro de 1981, quando morreu aos 57 anos. A atriz foi eternizada no filme Estrelas de Cinema Nunca Morrem (2017), de Paul McGuigan. O longa acompanha os últimos anos da vida de Grahame, mostrando seu último romance, com o ator de teatro Peter Turner. 

Gloria Grahame: a polêmica vida da estrela de Hollywood
Estrelas de Cinema Nunca Morrem (2017) - Crédito: Divulgação

Sinopse: "Um retrato sensível e divertido sobre a amizade formada entre o ator britânico Peter Turner e a excêntrica ganhadora do Oscar Gloria Grahame, que lutou contra um câncer nos anos 1970."

Elenco: Annette Bening, Jamie Bell, Vanessa Redgrave

Direção: Paul McGuigan

Onde assistir: HBO Max 


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER