Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Children of God: a seita sexual que traumatizou os irmãos Phoenix

Por dentro dos escândalos da Children of God, a criminosa seita sexual que marcou a infância dos irmãos Joaquin e River Phoenix

@helograssi Publicado em 24/02/2022, às 13h14 - Atualizado em 04/07/2022, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Children of God: a seita sexual que traumatizou os irmãos Phoenix
Children of God: a seita sexual que traumatizou os irmãos Phoenix

O ano era 1964 quando David Berg, filho de pastores evangélicos, começou a fazer expedições para espalhar a palavra de Deus para a juventude hippie e jovens sem perspectiva de futuro. Em apenas quatro anos, Berg iniciaria um grupo inicialmente chamado Teens for Christ (Jovens com Cristo, em tradução livre), que logo se tornaria o Children of God (Crianças de Deus), grupo religioso que, em seu auge, alcançaria 15 mil membros.

+ Rezar e Obedecer: FLDS, Warren Jeffs e a história da série da Netflix

Children of God acreditava na criação de comunidades autossuficientes isoladas da sociedade; empregos fora da comunidade e escola para os filhos, por exemplo, eram proibidos. A principal crença era forte: o apocalipse estava próximo. Seguindo essa filosofia, os membros evitavam fazer planos a longo prazo e deviam aproveitar a vida como se não houvesse amanhã. Dentro do que era permitido, é claro.

Outra característica marcante do Children of God eram as frequentes transmissões de músicas e propagandas de seu estilo de vida. Na década em que clipes se tornavam essenciais para a identidade musical de um artista, os vídeos da seita mostravam um estilo de vida perfeito, pautado pela paz & amor dos anos 60.


AMOR LIVRE?

De início, o grupo pregava celibato, acreditando que até mesmo dar as mãos antes do casamento era pecado. Após o relacionamento de Berg com Karen Zerby, sua secretaria, o líder liberou relações sexuais, chegando a incentivar a poligamia. De acordo com relatos, uma de suas filosofias era que o “amor livre” encorajava o sexo de todas as formas.

"Passei a infância em uma seita que incentivava o abuso sexual de crianças. Nós sofríamos graves consequências se não sorríssemos e não disséssemos exatamente o que nos mandavam. Eu não me sentia bem com as coisas que faziam comigo. Mas, se questionasse, eu apanhava ou ficava de castigo".

Ele aconselhava que os membros tivessem relações como, quando e com quem quisessem - inclusive com crianças. Para Berg, a experiência sexual era divina, uma forma de encontrar Jesus. Não demorou para que, entre as amantes de David Berg, existisse a pequena Merry Berg, neta do líder. Além disso, Children of God também encorajava o flirty fishing (caçar com flerte), em que mulheres e meninas seduziam membros para o grupo através do sexo, usando seus corpos como instrumento para garantir que a seita continuasse a crescer.


A FAMÍLIA PHOENIX

Children of God também é lembrado por alguns de seus membros que, mais tarde, se tornariam famosos. O maior exemplo são os irmãos Joaquin e River Phoenix, que passaram parte de suas infâncias em meio à sinistra comunidade. Há relatos, inclusive, de que River teria sido estuprado aos quatro anos.

Em uma entrevista o ator respondeu “fazer amor”, ao ser questionado sobre algo do passado que se arrependera; o ator morreu aos 23, vítima de overdose. Anos depois, Joaquin revelou que seus pais abandonaram o culto ao perceber que não estavam confortáveis com os tais comportamentos sexuais que, a essa altura, eram evidentemente criminosos.

A atriz italiana Rose McGowan é outra celebridade que também passou parte da juventude como membro do Children of God. Atualmente, Children of God mudou seu nome para Family International (Familia internacional) e está sob os cuidados de Karen Zirby, conhecida como Mãe Maria. De acordo com a BBC, o grupo foi reduzido para uma pequena comunidade online.


HFTV NAS REDES SOCIAIS

YOUTUBE | TIKTOK | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!