Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Criadora de Friends pede desculpas 18 anos após fim da série; motivo!

A criadora de Friends, Marta Kauffman, pede desculpas por um motivo justo e faz doação para reparar os seus erros.

@helograssi | Publicado em 30/06/2022, às 14h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Criadora de Friends pede desculpas 18 anos após fim da série; motivo! - Reprodução/Internet
Criadora de Friends pede desculpas 18 anos após fim da série; motivo! - Reprodução/Internet

Desde o início de Friends, em 1994, a maior crítica que a série recebe é a falta de representatividade. Afinal, um grupo de seis pessoas em Nova York, todas de classe média e alta, além de brancas e heterossexuais, parece totalmente improvável, não é? Pelo menos, a criadora da série, Martha Kauffman, acredita que sim!

Em entrevista para o Los Angeles Times, a roteirista disse que teve uma certa dificuldade na hora de reconhecer as críticas difíceis e frustrantes. Inicialmente, ela acreditava que o seriado estava sendo vítima de implicância por parte dos “militantes”, porém, após trinta ano desde a estreia da série, a sua visão mudou.

“Eu aprendi muito nos últimos vinte anos,” disse Kauffman. “Admitir e aceitar a culpa não é fácil. É doloroso olhar no espelho, e eu fico envergonhada de não ter tido mais noção há vinte anos.”

Martha Kauffman anunciou que doará 4 milhões de dólares para a universidade Brandeis University, para fundar um departamento de estudos especializados na cultura africana, assim como na cultura negra dos Estados Unidos. “Eu sabia que eu precisava corrigir o curso das coisas”, explicou a autora.

REPRESENTATIVIDADE EM FRIENDS

Apesar dos personagens principais, Ross, Rachel, Monica, Chandler, Joey e Phoebe todos se enquadrarem no mesmo padrão hétero, cisgênero e branco, o seriado leva algum crédito por tratar com seriedade alguns temas. Por exemplo, as personagens coadjuvantes Carol e Susan são um casal sáfico (composto por duas mulheres) e, apesar de algumas piadas recorrentes, e elas chegam a discutir as dificuldades de um relacionamento homoafetivo na sociedade e na criação de uma criança.

No entanto, a série também aborda de maneira problemática diversas questões, um outro exemplo abordado é o pai de Chandler, que é uma mulher trans e é vítima de diversas piadas transfóbicas.


HFTV NAS REDES SOCIAIS

YOUTUBE | TIKTOK | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!