O comediante Jon Stewart trouxe uma nova polêmica para a autora da saga Harry Potter
Um episódio do podcast The Problem with Jon Stewart do comediante Jon Stewart está dando o que falar por causa de uma fala sobre J.K. Rowling e sua representação dos goblins - trabalham e administram o Banco Gringotes - na franquia Harry Potter.
Jon Stewart fez uma comparação entre os goblins retratados na tela dos filmes da saga e as ilustrações anti-semitas apresentadas no livro de 1903 The Protocols of the Elders of Zion. "Você já viu um filme de‘ Harry Potter ’? Você já viu as cenas no Banco de Gringotes? Você sabe o que são essas pessoas que dirigem o banco? Judeus!", disse.
"Quero mostrar para vocês uma caricatura. Eles ficaram 'ah, isso é do Harry Potter!', e não. É uma caricatura de um judeu em um texto literário antissemita", continuou. "J.K. Rowling pensou, ‘Podemos fazer com que esses caras gerenciem nosso banco?’ É um mundo bruxo ... podemos montar em dragões, você pode ter uma coruja de estimação ... mas quem deve comandar o banco? Judeus."
O apresentador do podcast ainda pontuou que não vê as pessoas dando a atenção que esse tópico merece: "Foi uma das coisas que eu vi na tela e eu esperava que as pessoas se chocassem. 'Ela não fez isso! Ela botou judeu para comandar um banco subterrâneo'. E todo mundo só 'ah, bruxos!'. Foi tão estranho".
Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que J.K. Rowling está rodeada por apontamentos polêmicos. Desde 2020, a autora é acusada de manifestar falas transfóbicas em suas redes sociais.
O primeiro LIVE IS DEAD! de 2022 está entre nós & com um tema que a gente simplesmente ama: BLIND ITEMS (ou FOFOCA ÀS CEGAS, em uma tradução livre HFTV)