Munição real teria sido colocada de forma proposital, defendem os representantes de Hannah Gutierrez-Reed
O mistério por trás de toda a tragédia que aconteceu no set de Rust, que tirou a vida de Halyna Hutchins - atingida por um tiro vindo da arma do ator Alec Baldwin, que disparou uma arma que deveria estar carregada de balas de festim - segue no ar. Isso porque, dessa vez, advogados de Hannah Gutierrez-Reed, a armeira da produção, estão sugerindo que o "acidente" pode ter sino na verdade uma sabotagem.
De acordo com eles, a intenção realmente teria sido plantar uma bala de verdade na munição de forma proposital. Em entrevista ao programa Today,Jason Bowles e Robert Gorence disseram que a pessoa responsável pela suposta sabotagem poderia ter a feito entre as 11h e 13h do dia do incidente, horário em que a munição foi deixada sem vigilância. O argumento deles também traz o fato de que Hannah não estava com a produção no momento da tragédia.
Eles argumentam que ela deu seis cartuchos - que acreditava serem de festim - e não se deu conta que um deles, era de munição real. A teoria defendida pelos advogados refuta a ideia de que a morte de Halyna teria sido acidental. Confira a entrevista:
A tragédia no set
De acordo com o jornal Los Angeles Times, o ator Alec Baldwin, reponsável por disparar tiros e provocar o acidente, estava ensaiando uma cena de tiroteio dentro de uma igreja no Bonanza Creek Ranch, Novo México, quando tudo aconteceu. O astro combinava com os cinegrafistas ângulos das câmeras na captura de suas cenas de ação, quando atirou contra Halyna, acreditando que a pistola continha apenas balas de festim.
"Então, acho que vou tirar [esta arma], puxar e dizer, 'Bang!'’", teria afirmado momentos antes. Com o projétil acertando o seu peito, Hutchins tropeçou e caiu nos braços do eletricista-chefe do set. Segundo testemunhas, Joel Souza teria exclamado: “Que p*rra foi essa? Isso queima!"
Alec Baldwin, por sua vez, deixou o revólver em cima de um banco e repetiu sem parar: "Que p*rra acabou de acontecer?" No momento, Halyna Hutchins foi auxiliada por um operador de boom que se aproximou dela e soltou: "Ah, isso não foi bom", recebendo como resposta da vítima um: "Não, isso não foi bom. Isso não foi nada bom”.
Em comunicado oficial, o gabinete do xerife do condado de Santa Fé, no Novo México, EUA, confirmou que a tragédia foi um acidente. "O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de 'Rust' foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin".
Halyna Hutchins foi levada ao hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu. Joel Souza foi levado ao centro médico da região, e já recebeu alta, como informou a atriz Frances Fischer em uma rede social. De acordo com o Deadline, ele foi baleado no ombro.
LIVE IS DEAD! #5 está no ar e o episódio da semana traz um papo sobre o culto dos cultos: Heaven's Gate — escute a gente no Spotify!