Diretor de Blonde, Andrew Dominik, teria dito que "ninguém vê os filmes de Marilyn Monroe" e que sua personagem é uma p*ta bem-vestida.
O diretor Andrew Dominik, que dirigiu o longa-metragem Blonde, está sendo acusado de misoginia após criticar os personagens interpretados por Marilyn Monroe. Em uma parte cortada de sua entrevista para o site britânico BFI, o diretor mostrou sua verdadeira opinião sobre um dos papéis mais famosos da carreira da atriz.
Tudo começou quando a jornalista Christina Newland tuitou sobre a sua entrevista com o diretor, que veio acompanhada da sua crítica ao filme, que não foi aprovado por ela: “A minha entrevista com Andrew Dominik sobre Blonde - um filme que eu detestei - está disponível online. Acredito que é uma conversa esclarecedora.”
My interview with Andrew Dominik about Blonde - a film I detested - is now available online for @SightSoundmag. I think it was an illuminating chat. https://t.co/RIXOJDfNpB
— Christina Newland (@christinalefou) September 27, 2022
Em seguida, ela anexou um print com um diálogo escrito no editor de texto, indicando ter sido uma transcrição da conversa que tiveram. Ela ainda disse que esse trecho, em específico, foi retirado da matéria na edição.
& here, I'm afraid, is an outtake. pic.twitter.com/1WxLzIKZh6
— Christina Newland (@christinalefou) September 27, 2022
Segue a tradução do diálogo:
"AD: Ela é uma pessoa que se tornou esse item cultural e está em um monte de filmes que ninguém vê, não é? Alguém assiste os filmes da Marilyn Monroe?
CN: Digo… eu vejo. Eu e um monte de colegas e amigos vemos. Gentlemen prefer Blonde é um que assistimos sempre.
AD: Mesmo? E sobre o que é o filme?
CN: É sobre uma visão de mundo, que é um tanto quanto cínica, sobre homens e gênero e como isso se relaciona com o que as jovens mulheres gostam, eu creio. E é atribuído ao personagem da Marilyn o crédito por sua esperteza. Ela consegue igualdade aos homens E não é uma loira burra.
AD: É cínico sobre as mulheres também.
CN: Sim, talvez. Mas é uma fantasia, é glamouroso.
AD: Ué, por quê? Por que elas estão bem vestidas?
CN: Claro.
AD: Bom, elas são p*tas bem vestidas, então. Não sei."
Christina finalizou: “Eu faço questão que estou falando as coisas certas aqui: Ele falou e fez referências a muitos dos seus filmes. Ele claramente a estudou e assistiu tudo; se gostou… é outra história, evidentemente."