Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Sexta-Feira 13: 10 curiosidades sobre o clássico do terror slasher

Comemore a Sexta-Feira 13 com curiosidades impressionantes sobre a franquia de Jason Voorhees

@rafaelabertolini_ | Publicado em 13/01/2023, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sexta-Feira 13: 10 curiosidades sobre o clássico do terror slasher - Crédito: Reprodução
Sexta-Feira 13: 10 curiosidades sobre o clássico do terror slasher - Crédito: Reprodução

Hoje é Sexta-Feira 13, que significa que é a data perfeita para maratonar a franquia Sexta-Feira 13, um grande clássico do terror slasher. Responsável por popularizar o serial killer fictício, Jason Voorhees, a série conta com 12 filmes para quem adora uma história sangrenta.

E antes de você maratonar Sexta-Feira 13, o HFTV separou 10 curiosidades especiais sobre a franquia que você precisa conhecer. Veja só! 👇

#1 - O filme não tinha um orçamento quando foi anunciado

Embora o projeto já existisse, o primeiro filme de Sexta-Feira 13 sequer tinha um orçamento quando foi anunciado. A publicidade do filme foi lançada em 4 de julho de 1979 na revista Variety, contendo o logo da franquia e a data de estreia para novembro daquele mesmo ano. Por sorte, o projeto deu certo e ainda faturou US$ 465 milhões de bilheteria, se tornando um grande sucesso do terror slasher.


#2 - O acampamento Crystal Lake existe na vida real

Nomeado como Camp No-Be-Bo-Sco, o famoso acampamento onde Jason Voorhees se afogou realmente existe! Na vida real, ele é destinado a escoteiros e ainda conta com uma loja de souvenires da franquia Sexta-Feira 13. Em atividade até hoje, o acampamento realiza tours temáticas do filme para os fãs.


#3 - Inspirado em Halloween

Por muito tempo, o diretor Sean S. Cunningham fez parte de projetos fracassados de terror. Isso até a popularização de Halloween, de John Carpenter, em 1978. O filme com Michael Myers popularizou os filmes slasher e serviu como uma grande inspiração para Cunningham, que decidiu seguir o novo gênero de sucesso em seu novo filme.


#4 - Indicado ao Framboesa de Ouro

Apesar de ser muito famoso, Sexta-Feira 13 foi indicado duas vezes ao Framboesa de Ouro, prêmio humorístico que relembra as piores produções cinematográficas do ano. Isso acontece porque apesar de agradar o público, a franquia não foi tão bem recebida pela crítica. 


#5 - O rosto de Jason foi feito no improviso

Inicialmente, Jason Voorhees foi planejado para ser um menino fisicamente comum. Contudo, o maquiador Tom Savini se envolveu tanto com a história e acho que o assassino poderia ter uma aparência deformada. Por isso, ele e o assistente Tato Stavrakis usaram a cozinha do acampamento para finalizar alguns efeitos da maquiagem, incluindo muitas das próteses de látex, que foram assadas nos fornos de pizza do local.


#6 - Acampamentos de verão ficaram no prejuízo após o filme

Após o lançamento de Sexta-Feira 13, a procura por acampamentos de férias nos Estados Unidos diminuiu em 69%, o que trouxe muito prejuízo para proprietários desses acampamentos de férias.


#7 - Mais de um Jason Voorhees

Com mais de doze filmes, Jason Voorhees foi interpretado por diversos atores ao longo dos anos. Mas você sabia que várias pessoas o interpretaram no primeiro filme da franquia? Isso aconteceu porque Cunningham ainda estava procurando por uma atriz para interpretar a Sra. Voorhees, o que fez com que os próprios membros da produção fossem colocados para entrar na pele do assassino.


#8 - Recorde em mais sangrento

Por muito tempo, Jason Voorhees tinha o recorde de serial killer mais letal do cinema, com 157 mortes. Contudo, em 2019, ele perdeu para seu "rival", Michael Myers, após o lançamento de novos filmes da franquia Halloween, que fizeram Myers bater a marca de 160 mortes.


#9 - Além do cinema

O sucesso de Sexta-Feira 13 fez com que a franquia ultrapassasse as barreiras do cinema e alcançado lugares como programas de televisão, romances, histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos e produtos tie-in (que são produtos comerciais inspirados em uma propriedade de mídia).


#10 - A cena do lago quase não aconteceu

Você com certeza se lembra daquela cena final do primeiro filme quando Jason arrasta Alice para dentro do lago. Mas você sabia que ela quase não aconteceu? Isso porque a cena não constava no roteiro original do filme, mas foi adicionada de última hora pelos roteiristas. E o pior: ela demorou três meses para ser finalizada. O motivo da demora jamais foi revelado.


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!