Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Separados no nascimento: a chocante história dos trigêmeos e o experimento secreto

Conheça a história dos trigêmeos David, Eddy e Robert, que se conheceram apenas aos 19 anos

@isabisordi Publicado em 22/05/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça a história dos trigêmeos David, Eddy e Robert, que se conheceram apenas aos 19 anos - Crédito: Getty Images
Conheça a história dos trigêmeos David, Eddy e Robert, que se conheceram apenas aos 19 anos - Crédito: Getty Images

Em julho de 1961, no subúrbio de Nova York, nasciam os trigêmeos Robert, David e Eddy. Apesar da clara semelhança física entre eles, foram registrados como crianças sem relação de sangue e entregues para adoção para três famílias diferentes. Os três cresceram sem ao menos saber que tinham irmãos, até que, por coincidência (ou destino) acabaram se encontrando.

Separados no nascimento: a chocante história dos trigêmeos e o experimento secreto
Crédito: Divulgação

O reencontro

Aos 19 anos, Robert Shafran chegou para o seu primeiro dia de aula na Universidade de Sullivan, quando se deparou com uma situação inusitada. Diversas pessoas chegavam para cumprimentá-lo amigavelmente, mas todos o chamavam de Eddy Galland. Intrigado com a confusão, resolveu procurar Eddy e ambos foram surpreendidos pelas suas semelhanças. Comparando as datas de nascimento e datas de adoção, descobriram que eram irmãos e se emocionaram. A história chamou atenção da mídia local e saiu em todos os jornais.

Enquanto isso, no mesmo estado, o jovem David recebeu a visita de um amigo dizendo que teria visto dois garotos idênticos a ele no jornal. Assim que se deparou com a foto, também ficou surpreso com a situação e, em poucos dias, chegou à Nova York para se encontrar com os dois irmãos. Finalmente, após 19 anos, os três estavam juntos pela primeira vez.


Popularidade

A novidade acabou virando a vida dos três irmãos de ponta cabeça, e trazendo milhares de sensações novas. Desde quando se encontraram pela primeira vez, se divertiam juntos como crianças e ficaram extremamente felizes.

Assim que a história veio à tona, na década de 1980, tornou-se uma verdadeira febre nos Estados Unidos e em todo o mundo. Os trigêmeos eram um verdadeiro fenômeno, moravam juntos, trabalhavam como modelos, apareciam na televisão, gravaram a cena de um filme estrelado por Madonna e abriram um restaurante chamado “Triplets”.

Os primeiros anos de convivência foram realmente felizes, mas isso não durou muito. Além das desavenças entre os três que começarem a surgir, a verdade sobre a separação deles apareceu - e estava muito longe de ter sido um engano.

Separados no nascimento: a chocante história dos trigêmeos e o experimento secreto
Crédito: Divulgação

A descoberta

Os pais dos garotos nunca foram informados de que eles tinham irmãos. Logo que realizaram o processo de adoção, souberam que seus filhos passariam por algumas avaliações médicas a fim de acompanhar o desenvolvimento deles, e assim a vida seguiu normalmente. De tempos em tempos, os garotos respondiam questionários feitos pelo Centro de Desenvolvimento Infantil do Conselho Judaico de Serviços à Família e Crianças - instituição religiosa que colaborou no processo de adoção - mas este fato nunca foi visto como algo estranho.

Na década de 80, portanto, após a descoberta dos trigêmeos, os pais ficaram indignados com a situação e decidiram procurar a agência Louise Wise, responsável pelas adoções em parceria com o Conselho Judaico, para receberem explicações. A agência explicou que a separação foi mantida em segredo pela dificuldade que tinham em encontrar famílias que adotassem três bebês ao mesmo tempo. 

Entretanto, uma investigação chegou ao verdadeiro motivo do segredo, e a realidade foi chocante. As crianças foram designadas a famílias diferentes após a agência receber um valor para colaborar com um experimento social, criado pelo psicanalista infantil Peter Neubauer, para o Child Development Center. 

Seu objetivo era realizar uma pesquisa prática para entender o que teria mais impacto na vida de uma pessoa: a genética ou o ambiente socioeconômico em que vivem. Para responder essa pergunta, os trigêmeos viveram em famílias de classes sociais distintas e pais bem diferentes entre si. Durante toda a vida, foram monitorados por Dr. Neubauer e sua equipe, que omitiam da família o verdadeiro motivo deste acompanhamento. 


Consequências do experimento

Assim que descobriram o experimento que foram submetidos, os irmãos pararam de expor suas vidas na mídia, explicando que foram lesados por terem uma vida totalmente controlada por outras pessoas. Robert, Eddy e David sofreram com questões psicológicas que afetaram seu relacionamento e, em 1995, após saber sobre o experimento, Eddy acabou tirando sua própria vida.

Separados no nascimento: a chocante história dos trigêmeos e o experimento secreto
Robert e David atualmente / Crédito: Getty Images

O psiquiatra Neubauer morreu em 2008 sem nunca revelar detalhes sobre o estudo, que não foi publicado. Os documentos completos estão lacrados na Biblioteca da Universidade de Yale, podendo ser abertos apenas em outubro de 2065. Apesar disso, os irmãos conseguiram acesso às mais de 11 mil páginas de registros sobre eles graças ao documentário “Three Identical Strangers”, produzido pelo jornalista Tim Wardle em 2018. No filme, foram registrados depoimentos dos irmãos sobre o caso, das famílias e até mesmo de estagiários de Dr. Neubauer, além da história das irmãs Paula e Elyse, que também foram afetadas pelo experimento e descobriram a existência da outra apenas quando tinham 30 anos.

Atualmente, David vive em Nova Jersey, é divorciado e tem duas filhas. Ainda mantém um contato próximo com Robert, que trabalha como advogado no Brooklyn, é casado e tem duas filhas.

Confira trailer do documentário “Three Identical Strangers”:


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!