Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Quem foi Elisabeth von Wittelsbach? Conheça a Imperatriz que inspirou a série da Netflix

A Imperatriz, drama de época da Netflix, acompanha o romance de Elisabeth e Franz Josef, o Imperador da Áustria

Rafaela Paiva | @rafaelapaiiva Publicado em 12/06/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quem foi Elisabeth von Wittelsbach? Conheça a Imperatriz que inspirou a série da Netflix - Netflix/Getty Images
Quem foi Elisabeth von Wittelsbach? Conheça a Imperatriz que inspirou a série da Netflix - Netflix/Getty Images

Sucesso na Netflix desde o seu lançamento, em setembro de 2022, A Imperatriz (The Empress) é uma série de drama histórico que acompanha o romance vivido pela rebelde Sisi (Devrim Lingnau), como era conhecida, e o Imperador Francisco (Philip Froissant), um jovem casal que enfrenta grandes desafios para conseguirem ficar juntos.

Repleta de paixão e intrigas, a produção alemã criada por Katharina Eyssen é baseada em uma história real e a inspiração por trás da série é Elisabeth von Wittelsbach, uma figura história não tão conhecida.

quem-foi-elisabeth-von-wittelsbach-conheca-imperatriz-que-inspirou-nova-serie-da-netflix
Elisabeth e o Imperador Francisco na série A Imperatriz - (Divulgação/Netflix)

QUEM FOI ELISABETH VON WITTELSBAC?

Comparada a Lady Di e considerada uma das primeiras celebridades da realeza europeia, Elisabeth — apelidada de Sisi — nasceu em 24 de dezembro de 1837 em Munique, Baviera. Filha do duque Maximilian Joseph da Baviera e da princesa Ludovika da Baviera, a menina de espírito livre teve uma educação informal, gostava de literatura e frequentemente fugia das aulas para explorar o campo. No entanto, a vida sem responsabilidades mudou completamente quando a jovem se casou com o imperador Franz Josef, aos 16 anos.

quem-foi-elisabeth-von-wittelsbach-conheca-imperatriz-que-inspirou-nova-serie-da-netflix
Retrato da verdadeira Elisabeth von Wittelsbach - (Getty Images)

ELISABETH E FRANZ JOSEF

Em 1853, a princesa Sophie da Baviera, mãe do imperador Franz Josef, de 23 anos, decidiu que queria ter uma sobrinha como nora, e então, arranjou um casamento entre seu filho e a filha mais velha de sua irmã Ludovika, a jovem Helene, irmã de Elisabeth. Porém, assim como um romance hollywoodiano, o imperador acabou se apaixonando instantaneamente por Sisi.

Desafiando a mãe, Franz pediu Elisabeth em casamento e informou Sophie que se não pudesse se casar com Sisi, não se casaria com mais ninguém. Os jovens oficializaram a união oito meses depois do anúncio oficial da relação, na Catedral Agostiniana de Viena, em 24 de abril de 1854. Juntos, tiveram quatro filhos.

Conhecida por sua beleza e personalidade forte, Elisabeth conquistava as pessoas comuns facilmente, e realmente se importava com elas, diferente de outros membros da realeza. No entanto, a vida na corte austríaca, com todas as suas normas e regras, não a agradava. Além disso, ela também precisava lidar com a sogra Sophie, que constantemente causava problemas para a imperatriz.

quem-foi-elisabeth-von-wittelsbach-conheca-imperatriz-que-inspirou-nova-serie-da-netflix
O imperador Franz Josef e sua amada Elisabeth - (Getty Images)

UMA VIDA TRÁGICA

Elisabeth sofria de melancolia (conhecida hoje como depressão) e de um grave distúrbio alimentar. Mas tudo piorou quando a vida da imperatriz e rainha da Hungria (coroada em 1867), passou a ser marcada por grandes perdas.

Sua primeira filha, Sophie, morreu aos 2 anos. E este foi apenas o início de diversas tragédias. Em poucos anos, ela perdeu o pai, o único filho, duas irmãs, a mãe, e um amigo próximo. Mas de todas as mortes, a que mais impactou sua vida foi a de seu filho Rudolf, encontrado morto ao lado de sua jovem amante em 1889. 


O ASSASSINATO

Assim como a vida, a morte de Elisabeth também foi trágica. Em setembro de 1898, durante uma viagem em Genebra, Sisi foi assassinada por Luigi Lucheni, um anarquista italiano. Ela tinha 60 anos na época, foi imperatriz da Áustria por 44 anos e deixou para trás um legado de empatia, beleza e resiliência.


ASSISTA AO TRAILER DE A IMPERATRIZ

Elisabeth se apaixonou pelo Imperador Francisco, mas não poderia imaginar que ao se casar com ele acabaria mergulhando no mundo de tensões e intrigas da corte de Viena. | Netflix

HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!