Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Geek Love: o livro que inspirou o Lollapalooza e diversos ícones culturais

Escrito por Katherine Dunn, Geek Love inspirou a edição original do Lollapalooza, a série American Horror Story e era um dos livros favoritos de Kurt Cobain

Rafaela Paiva | @rafaelapaiiva Publicado em 24/03/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Geek Love: o livro que inspirou o Lollapalooza e diversos ícones culturais - Getty Images/Amazon
Geek Love: o livro que inspirou o Lollapalooza e diversos ícones culturais - Getty Images/Amazon

Na lista de livros favoritos de nomes como Kurt Cobain, Courtney Love, Chuck Palahniuk, Flea e Neil Gaiman, está o clássico moderno Geek Love, escrito por Katherine Dunn e lançado em 1989. A obra, que teve grande impacto em diversos ícones culturais, também foi a responsável por inspirar a edição original do festival de música Lollapalooza e a quarta temporada da série de sucesso American Horror Story.

Brilhante e estranha, a obra conta a história da família fictícia Binewski e do circo chamado ''O Fabuloso Circo Binewski''. Sempre unidos, eles viajam pelos Estados Unidos fazendo apresentações para o público com seu show itinerante. Passando por tempos difíceis e com o objetivo de enriquecer, Aloysius e Crystal Lil Binewski resolvem gerar suas próprias aberrações, tomando substâncias tóxicas e radioativas para gerar crianças fora do comum.

A ideia do casal funciona e um verdadeiro circo dos horrores surge: Crystal dá à Luz a Elly e Iphy, gêmeas siamesas ligadas pela cintura, Oly, uma anã albina e corcunda, Arturo, um menino com barbatanas em vez de mãos e pés e Chick, um bebê dotado de poderes telecinéticos. Emocionante e viciante, o livro, apesar de fictício, se tornou um marco verdadeiro marco da cultura pop.

Jim Rose, o criador do The Jim Rose Circus, leu Geek Love quando tinha 30 anos e a obra o inspirou a lançar sua própria atração, que fez turnê com a edição original do festival Lollapalooza. No início de tudo, o festival não era feito somente de música, também havia apresentações não-musicais como o The Jim Rose Circus. Sobre o seu primeiro show, Rose recorda:

“Esgotou. Kurt Cobain estava na plateia. Pearl Jam estava na plateia. Katherine Dunn preparou o terreno para toda essa vibe de freak show moderno. Freak shows costumavam ser exclusivamente esquemas que eram perpetrados durante circos e festivais itinerantes, e eles sempre te desapontavam, sempre te enganavam. Depois que Geek Love me inspirou a fazer um show que não tivesse um esquema como foco, mas a arte como o foco, ele decolou. De repente, eu tinha permissão para me apresentar em teatros. Eu não precisava ficar no meio da estrada. De repente, eu estava me apresentando para milhares de pessoas por noite. Katherine Dunn transformou aquele esqueminha trapaceiro antigo de beira de estrada em arte. E eu basicamente fiz uma versão ao vivo inspirada por esse livro”.

Indo do bizarro ao maravilhoso, a obra mostra que todos nós temos um lado freakshow. Geek Love foi lançado no Brasil em 2018, pela editora DarkSide. Para garantir a sua edição, é só clicar AQUI!

Geek Love: o livro que inspirou o Lollapalooza e diversos ícones culturais
(Reprodução/Amazon)


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!