Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Dorothy Gibson: a atriz de Hollywood que sobreviveu ao Titanic

A sobrevivente do Titanic foi responsável por atuar no primeiro filme sobre a tragédia - conheça Dorothy Gibson!

@rafaelabertolini_ | Publicado em 30/05/2023, às 14h00 - Atualizado em 23/06/2023, às 17h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dorothy Gibson: a atriz de Hollywood que sobreviveu ao Titanic - Autor Desconhecido / Domínio Público / Wikimedia Commons
Dorothy Gibson: a atriz de Hollywood que sobreviveu ao Titanic - Autor Desconhecido / Domínio Público / Wikimedia Commons

O Titanic era uma das embarcações mais famosas e luxuosas de sua época. Mas aquilo que foi projetado para ser o navio mais seguro do mundo teve um fim trágico na sua viagem de estreia, quando ele colidiu com um iceberg, causando seu naufrágio. O acidente marítimo se tornou um dos mais famosos do mundo...

Não somente pela grandiosidade do Titanic e pelo choque que seu naufrágio causou na época (e até hoje), mas também por conta do filme vencedor do Oscar de 1998 com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Mas você sabia que havia uma grande atriz americana a bordo do Titanic original?


QUEM FOI DOROTHY GIBSON?

Dorothy Gibson iniciou sua carreira como dançarina e cantora nos palcos de vaudeville - uma forma de entretenimento popular que misturava diversas atrações distintas e que foi muito popular nos Estados Unidos e no Canadá. Mas logo a sua carreira saltou para a Broadway, onde ela participou do espetáculo The Dairymaids.

Pouco tempo depois, Gibson começou a trabalhar como modelo para o ilustrador Harrison Fisher, o que além de lhe render o apelido "The Original Harrison Fisher Girl", também lhe abriu as portas para Hollywood, onde ela iniciou sua carreira como atriz do cinema mudo.

Dorothy Gibson: a atriz de Hollywood que sobreviveu ao Titanic
 Randy Bryan Bigham Collection / Domínio Público / Wikimedia Commons

Dorothy iniciou no cinema em 1911, onde foi rapidamente aclamada pela crítica por filmes e novelas populares como A Show Girl's Stratagem, Miss Masquerader, Love Finds a Way e Hands Across the Sea. Com a fama no topo, Dorothy Gibson embarcou no Titanic no dia 10 de abril de 1912, assim como todos os outros passageiros que iriam inaugurar o transatlântico. Mas quatro noites depois, o trágico acidente ocorreu, levando a vida de 1.517 pessoas de uma vez.

Mas a atriz não foi uma delas. Gibson foi uma das 706 sobreviventes que viveram para contar a história. Dorothy resolveu continuar falando sobre a tragédia no filme "Saved from the Titanic", onde ela interpretou a si mesma na primeira produção cinematográfica sobre o naufrágio, lançada em 1912.

Dorothy Gibson: a atriz de Hollywood que sobreviveu ao Titanic
Eclair Film / Domínio Público / Wikimedia Commons

HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!