Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

As histórias bizarras envolvendo os bastidores de "O Mágico de Oz"

Assédio, fantasias perigosas e muitos outros casos que assombraram o set de filmagens de "O Mágico de Oz"

@isabisordi Publicado em 27/06/2023, às 17h00 - Atualizado às 17h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Assédio, fantasias perigosas e muitos outros casos que assombraram o set de filmagens - Crédito: Wikimedia Commons
Assédio, fantasias perigosas e muitos outros casos que assombraram o set de filmagens - Crédito: Wikimedia Commons

Lançado no ano de 1939 e inspirado no livro de L. Frank Baum, o filme “O Mágico de Oz” tornou-se um sucesso mundial ao contar a história de Dorothy Gale, uma jovem moradora do Kansas que, após um ciclone, vai parar na Cidade das Esmeraldas, na Terra de Oz. Para encontrar o Poderoso Mágico de Oz e voltar para casa, conta com três ajudas inusitadas: de um Espantalho que gostaria de ter um cérebro, de um Homem de Lata que gostaria de ter um coração, e de um Leão, que precisa de coragem.

Hoje, 84 anos depois de sua estreia nas telonas, o longa é considerado um verdadeiro clássico do cinema. O que poucos sabem é que os bastidores da gravação escondem muitos acontecimentos bizarros. Assédio, atores desenvolvendo problemas de saúde e agressões foram alguns dos relatos chocantes por trás das cenas. 

Confira, a seguir, algumas curiosidades que assombraram o set de filmagens de "O Mágico de Oz" 👇

Abusos sofridos por Judy Galland

Judy Garland tinha apenas 17 anos quando interpretou Dorothy, a protagonista do filme. Mesmo com a pouca idade, a atriz passou por situações nada comuns durante as gravações. Em livro publicado em 2017, “Judy and I: My life with Judy Garland”,Sid Luft, ex-marido da atriz, conta que Galland era constantemente abusada pelos atores que interpretavam os munchkins. “Eles fizeram a vida de Judy um pesadelo no set, colocando suas mãos por baixo do vestido dela. Os homens tinham 40 anos de idade ou mais”, escreveu Sid.

Além do assédio, Judy trabalhava em condições extremas, com figurinos apertados, dietas severas, broncas do diretor e, até mesmo, mais de 18 horas seguidas de filmagens. Por isso, chegava a tomar remédios para ficar mais disposta e, depois, para conseguir dormir.

Crédito: Wikimedia Commons
Crédito: Reprodução

Tapa no rosto

Garland também viveu situações bizarras com o diretor de "O Mágico de Oz", Victor Fleming. Como descrito em “Victor Fleming: An American Movie Master”, de Michael Sragow, Judy levou um tapa no rosto do diretor durante a gravação de uma cena, deixando todo o elenco assustado.


Desconfortos e acidentes 

Alguns atores passaram por circunstâncias desagradáveis — e até mesmo perigosas — nas gravações. Margaret Hamilton, atriz que interpretou a Bruxa Má no filme, sofreu um grave acidente e precisou ficar seis semanas afastada. Em determinada cena, a Bruxa deveria cair em um alçapão, deixando faíscas para trás. No entanto, houve uma falha e o fogo começou a sair atrás da atriz, mas o alçapão não abriu rapidamente. O acidente causou queimaduras de terceiro grau no rosto e nas mãos de Hamilton. 

E quem pensa que os ferimentos aconteciam apenas com os humanos, se enganou. Totó, o cachorrinho que acompanhava Dorothy nas cenas do filme, era, na verdade, uma fêmea chamada Terry, que acabou quebrando uma de suas patas nas gravações.

Crédito: Reprodução/Wikimedia Commons
Crédito: Reprodução/Wikimedia Commons

Fantasia (quase) fatal

Dentre tantas fantasias perigosas e desconfortáveis em cena, uma delas quase foi fatal. Buddy Ebsen, originalmente escalado para interpretar o Homem de Lata, foi levado ao hospital com insuficiência pulmonar apenas nove dias após o início das filmagens. Foi descoberto, portanto, que as dificuldades respiratórias foram causadas devido à inalação de pó de alumínio de sua maquiagem. O ator precisou ser afastado e substituído no filme por Jack Haley - que passou a ser pintado com pasta de alumínio.

Crédito: Reprodução/Wikimedia Commons
Crédito: Wikimedia Commons

HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!