A nova produção da Netflix conta a história de Clark Olofsson, o criminoso por trás do termo “Síndrome de Estocolmo”
Baseada nas verdades e mentiras contadas por Clark Olofsson em sua autobiografia, o famoso criminoso sueco que inspirou o termo "Síndrome de Estocolmo", "Clark", chegou ao catálogo da Netflix no dia 5 de maio de 2022. Com seis episódios, a minessérie, dirigida por Jonas Åkerlund, apresenta todas as loucuras da vida do ladrão de uma forma extremamente envolvente e divertida.
Apesar de mostrar os momentos — e problemas — da infância do protagonista, a produção foca no final da adolescência e na vida adulta de Clark (Bill Skarsgård). Com uma vida caótica e um humor ácido, logo acompanhamos seus crimes (principalmente os roubos a bancos), suas relações e como ele enganou a Suécia toda para que se apaixonassem por ele, resultando na fama de "ladrão celebridade".
Carismático, hedonista e egocêntrico, a série constrói perfeitamente o lado manipulador de Clark, e ainda assim consegue fazer com que o espectador torça pelo protagonista. O criminoso passou grande parte da vida atrás das grades, mas sempre dava um jeito de enganar as autoridades e fugir. Além disso, também acompanhamos o lado conquistador do bandido, que se envolvia com a mulher que desejasse.
A Síndrome de Estocolmo é um estado psicológico em que a vítima acaba desenvolvendo um relacionamento de lealdade, admiração e paixão por seu raptor. O termo surgiu em 1973, quando um assaltante invadiu uma filial do banco Kreditbanken, em Estocolmo, e exigiu que Clark fosse levado ao local para ficar com ele e os reféns. Olofsson, que estava preso na época, foi levado até lá e passou seis dias no banco, o que foi o suficiente para criar uma boa relação com os reféns — e até mesmo um affair com uma delas!
Quem interpreta Clark é o ator Bill Skarsgård, que dá vida ao palhaço Pennywise no reboot do filme It: A Coisa(2017). Além dele, o elenco também conta com Vilhelm Blomgren, Sandra Ilar, Hanna Björn, Peter Viitanen, Isabelle Grill, Agnes Lindström Bolmgren, Alicia Agneson, Christoffer Nordenrot e Adam Lundgren.
YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | PODCAST | NEWSLETTER