Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

1899: Criadores da série da Netflix rebatem acusação de plágio

Após quadrinista brasileira apontar as semelhanças da série e de uma de suas HQs, os criadores de 1899 resolveram se pronunciar. Confira!

@rafaelapaiiva | Publicado em 22/11/2022, às 14h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
1899: Criadores da série da Netflix rebatem acusação de plágio - Getty Images
1899: Criadores da série da Netflix rebatem acusação de plágio - Getty Images

No último domingo (20), as acusações de plágio feitas por Mary Cagnin dominaram a internet. A quadrinista brasileira usou as redes sociais para apontar as semelhanças da série 1899 e de uma de suas HQs, Black Silence, lançada em 2016.

Após a enorme repercussão, Baran bo Odar e Jantje Friese, criadores da série da Netflix, rebateram as acusações e afirmaram que não conheciam a artista e nem o seu trabalho.

"Obrigado por essas palavras gentis, elas significam muito para nós. Como já mencionei: infelizmente, não conhecemos esta artista, seu trabalho ou seus quadrinhos. Nós nunca roubaríamos o trabalho de outra artista, pois sentimos que somos artistas também. Entramos em contato com ela, então espero que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho, e peço por mais amor ao invés de ódio", escreveu Odar em uma publicação no Instagram.

Já Jantje, afirmou que só soube da existência de Black Silence no último domingo (20), quando a notícia viralizou, e sugeriu que as acusações feitas por Cagnin são "um plano para vender mais edições de sua graphic novel".

Ah, internet! Não posto nada há anos porque, francamente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provaram isso. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que plagiamos sua graphic novel. Para deixar claro: não o fizemos! Até ontem, sequer sabíamos da existência dessa graphic novel".

"Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não foi baseada em nenhum material anterior. No entanto, temos sido bombardeados com mensagens - algumas delas feias e ofensivas. Alguém grita lobo e todos pulam sobre ele, sem nem mesmo verificar se as afirmações fazem algum sentido. Claro que se isso for um plano para vender mais edições de graphic novel: bela jogada", escreveu a roteirista alemã.


1899: quadrinista brasileira acusa série da Netflix de plágio: "Simplesmente idêntico"

Plágio? A artista brasileira Mary Cagnin usou as redes sociais no último domingo (20) para apontar as semelhanças de 1899, nova série da Netflix, e de uma de suas HQs. Mary, que acusa a produção de plagiar seu quadrinho Black Silence, lançado em 2016, disse estar "em choque" com a situação.

Está tudo lá: A pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem. As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas", contou Cagnin.

De acordo com a autora, há uma possibilidade de os produtores alemães de 1899 terem conhecido sua obra em 2017, quando Mary participou da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia. Durante o evento internacional, a brasileira conta que disponibilizou o quadrinho Black Silence em inglês para diversas pessoas do ramo. Leia a notícia completa AQUI


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!