Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

1899: quadrinista brasileira acusa série da Netflix de plágio: "Simplesmente idêntico"

Mary Cagnin apontou as semelhanças da série 1899 e de uma de suas HQs, Black Silence, lançada em 2016. Confira!

@rafaelapaiiva | Publicado em 21/11/2022, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
1899: quadrinista brasileira acusa série da Netflix de plágio: "Simplesmente idêntico" - Reprodução - Netflix/Mary Cagnin
1899: quadrinista brasileira acusa série da Netflix de plágio: "Simplesmente idêntico" - Reprodução - Netflix/Mary Cagnin

Plágio? A artista brasileira Mary Cagnin usou as redes sociais no último domingo (20) para apontar as semelhanças de 1899, nova série da Netflix, e de uma de suas HQs. Mary, que acusa a produção de plagiar seu quadrinho Black Silence, lançado em 2016, disse estar "em choque" com a situação.

"O dia que descobri que a série 1899 é simplesmente idêntico ao meu quadrinho Black Silence, publicado em 2016", escreveu a artista.

"Está tudo lá: A pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem. As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas", contou Cagnin.

De acordo com a autora, há uma possibilidade de os produtores alemães de 1899 terem conhecido sua obra em 2017, quando Mary participou da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia. Durante o evento internacional, a brasileira conta que disponibilizou o quadrinho Black Silence em inglês para diversas pessoas do ramo.

"Você deve estar se perguntando: como isso é possível? Pois bem, em 2017 fui convidada pela embaixada brasileira a participar da Feira do Livro de Gotemburgo, uma feira internacional muito famosa e influente na Europa", começou ela. "Participei de painéis e distribuí o quadrinho Black Silence para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês".

Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pela meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e ser reconhecido por ele", desabafou a autora.

Cagnin afirmou que está avaliando os procedimentos que deve tomar e pediu ajuda dos internautas para coletar mais similaridades entre as duas obras. A quadrinista finalizou destacando sua indignação.

A gente não pode achar que só porque somos brasileiros devemos aceitar esse tipo de menosprezo e indiferença. Temos inúmeros casos de gringos copiando a gente, em filmes, séries e músicas. Como o caso do filme “As aventuras de Pi” que foi copiado de um livro brasileiro".

Assinada por Baran bo Odar e Jantje Friese, os mesmos criadores de Dark (2017 - 2020), 1899 chegou à Netflix em 17 de novembro e se tornou um sucesso. Ambientada no século XIX, a produção acompanha um navio de imigrantes saído de Londres com destino a Nova York. Em busca de um novo rumo, a vida dos passageiros muda completamente quando eles encontram uma misteriosa embarcação — que estava desaparecida há meses — à deriva no oceano.


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!