Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

55 anos de Star Strek: descobertas surreais dos bastidores do clássico geek

Vida longa e próspera!

@nic_bastos | Publicado em 08/09/2021, às 10h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diversidade, saudação famosa e mais: confira algumas curiosidades sobre os bastidores de Star Trek - Reprodução
Diversidade, saudação famosa e mais: confira algumas curiosidades sobre os bastidores de Star Trek - Reprodução

O que era para ser apenas uma série sobre a missão de cinco anos de "audaciosamente ir aonde nenhum homem jamais esteve", se tornou simplesmente o maior marco da ficção científica! Star Trek, ou Jornada nas Estrelas aqui no Brasil, completa 55 anos desde seu lançamento, em 8 de setembro de 1966. 

👉 SIGA O HFTV NO TIKTOK 👈

A série original foi estrelada por William Shatner, como o corajoso e sedutor capitão James T. Kirk, e Leonard Nimoy, seu oficial de ciências e amigo inseparável, um meio-humano, meio-vulcano dedicado à lógica, sr. Spock. E, completando o trio emblemático estava De Forest Kelley, no papel adorável dr. Leonard McCoy, o Magro.

A história conquistou muitos fãs ao longo de todos esses anos e chegou até a antecipar inúmeros avanços tecnológicos, como o celular, o dvd, o bluetooth, o scanner e o tablet, sabia? A série ainda tem outros marcos incríveis, assim como causos dos bastidores por trás da produção que você nem deve imaginar.

Pensando na melhor forma de celebrar este dia, compartilhamos aqui algumas descobertas sobre a série, para você ficar ligado em tudo, mesmo se já é fã há muito tempo.

Se liga 😎

Viva a diversidade!

Essa primeira é mais um marco que foi importante para a série e para a época. Pela primeira vez, Hollywood teve um elenco realmente multirracial (brancos, negros, asiáticos) em convívio harmonioso no espaço. Outro ponto interessante é que a produção foi a responsável por transmitir o primeiro beijo entre um branco e uma negra na TV americana.

E nada foi por acaso, a intenção do criador, Gene Roddenberry, era diversificar a tripulação de forma proposital, a fim de mostrar o futuro distópico que acreditava. Demais, né? 

Rejeitada...

Quase que não vira um fenômeno! Isso porque o primeiro episódio foi considerado muito "cerebral" para o público da época e acabou sendo rejeitado pela emissora, que era a NBC. No entanto, pela primeira vez na história da indústria televisiva americana, a produção teve uma segunda chance.

O segundo piloto teve um novo elenco e cedeu à pressão do estúdio, mostrando bem mais ação e personagens icônicos. Mal sabia a emissora que seria um acerto em cheio dar uma nova oportunidade à produção. Ao longo dos anos, foram cinco séries com o mesmo título, totalizando 725 episódios, e 13 longas-metragens, além de centenas de livros e quadrinhos.

Criação da saudação

A famosa saudação dos vulcanianos, que apareceu pela primeira vez em 1967, consiste em levantar a mão e exibir a palma para o interlocutor, separando o dedo médio do anelar e dizendo: “Vida longa e próspera!” Você sabe como surgiu esse gesto icônico? 

Ela foi inventada pelo Leonard Nimoy, que se inspirou na benção sacerdotal do Kohanim judeu. Zachary Quinto, ator de uma das franquias, simplesmente colava os dedos para realizar a saudação com perfeição. Bizarro!

Inspiração de frase famosa

"To boldly go where man has gone before" é uma frase famosa da série. O que pouca gente sabe, no entanto, é que ela foi extraída quase que literalmente de um livreto de 1957, da Casa Branca, sobre exploração espacial! Em tradução literal, ela fica: "Audaciosamente indo a um lugar onde nenhum homem esteve antes".

Martin Luther King

Nichelle Nichols, atriz icônica da série, quase desistiu da franquia e o motivo por ter abandonado essa ideia é simplesmente incrível. Quem a convenceu a continuar foi ninguém menos que o líder Martin Luther King. Para ele, a estrela precisava permanecer por que era a primeira vez que uma atriz negra não representava uma personagem marginal. Tudo!

Creepy

O personagem Spock quase foi cortado da série! Tudo por conta de alguns protestos que partiram de entidades religiosas que o consideravam muito parecido com ninguém menos do que... o diabo, bizarro! Falando em Spock, vale relembrar o interessante fato de que o personagem possui um sobrenome, que nunca é dito na série por que é impronunciável para os seres humanos.

Detalhes da produção

Entre as raças alienígenas presentes na série, estão os klingons, os romulanos, ferengis, borgs, andorianos, cardasianos e vulcanos (entre os eles, Spock). Além desses detalhes que podem passar despercebidos, estão as vestimentas dos personagens.

As cores dos uniformes variavam de acordo com a função do tripulante: dourado para comando, navegação e armas; vermelho para engenharia, segurança e serviços e azul para medicina e ciência.

Mimo para os fãs

O Space Shuttle Enterprise, traduzido como ônibus espacial Enterprise foi o primeiro sistema de ônibus espaciais q sair de órbita. Era para o veículo ser batizado de Constitution, mas os fãs da série resolveram fazer uma campanha pedindo que o projeto da NASA recebesse o mesmo nome da icônica nave espacial do seriado de televisão.

Desenvolvido pela NASA em setembro de 1976 -- 10 anos após o início da série de TV de Star Trek --, o projeto fez parte de um programa de testes de voo.

E você, hollyweird? Também é fã de Star Trek?

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!