Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Os crimes do galinheiro de Wineville: conheça a verdadeira história por trás do filme “A Troca”

Estrelado por Angelina Jolie, "A Troca", que conta a história da busca de uma mãe pelo filho desaparecido, é baseado em fatos reais

@isabisordi Publicado em 31/08/2022, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estrelado por Angelina Jolie, "A Troca", que conta a história da busca de uma mãe pelo filho desaparecido, é baseado em fatos reais - Crédito: Reprodução
Estrelado por Angelina Jolie, "A Troca", que conta a história da busca de uma mãe pelo filho desaparecido, é baseado em fatos reais - Crédito: Reprodução

Dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Angelina Jolie, o filme “A Troca”, de 2008, tornou-se um verdadeiro sucesso ao retratar a dramática história de Christine Collins, uma mãe solteira que vive em Los Angeles. Certo dia no ano de 1928, ao chegar em casa, Christine descobre que seu filho Walter desapareceu. Cinco meses depois de muitas buscas frustradas, Collins recebe a notícia de que o jovem foi encontrado, e o reencontro dos dois era aguardado pelo mundo inteiro. Entretanto, quando o garoto chega na estação de trem, Christine percebe que aquele não é seu filho. A partir de então, a mãe precisa enfrentar diversos julgamentos das autoridades para provar que está certa de suas afirmações.

Os crimes do galinheiro de Wineville: conheça a verdadeira história por trás do filme “A Troca”
Cena do filme "A Troca", estrelado por Angelina Jolie / Crédito: Reprodução

O que poucos imaginam é que o filme, que se tornou um verdadeiro sucesso de bilheteria, foi baseado em uma história real – e ainda mais macabra do que nas telonas. O caso de Walter Collins está relacionado ao terrível caso que tornou-se conhecido como “os crimes do galinheiro de Wineville”, e trata-se da história do sequestro e assassinato de 20 meninos na primeira década de 1920.

Família Northcott e os crimes do galinheiro de Wineville

Nascido em 1906 na cidade de Bladworth, no Canadá, Gordon Stewart Northcott nunca teve uma infância fácil. Sua mãe, Sarah Louise, acabou nutrindo uma superproteção pelo garoto, dedicando todo o tempo de sua vida para cuidar do filho e fazer suas vontades - ignorando a existência de sua filha mais velha, Winnifred Northcott, e despertando o ódio de seu marido, Cyrus George, por Gordon. Aos 10 anos, Northcott relatou que começou a ser abusado sexualmente pelo seu pai, que tornava-se cada vez mais violento. Em 1924, toda a família mudou-se para Los Angeles, onde Gordon passou a se envolver em diversos delitos, como pequenos furtos e brigas de rua. Apesar de seu nome ser citado em muitas polêmicas, escapava dos problemas com suas mentiras.

Os crimes do galinheiro de Wineville: conheça a verdadeira história por trás do filme “A Troca”
Gordon Stewart Northcott / Crédito: Wikimedia Commons

Em 1926, aos 17 anos, Gordon passou a desenvolver pensamentos assassinos e pedófilos. Neste mesmo ano, com a ajuda de seu pai, comprou um terreno na área rural de Wineville, condado de Riverside, onde construiu um rancho para criar galinhas. Seu sobrinho, Sanford Clark, de 13 anos, foi trazido do Canadá para trabalhar no local. Entretanto, foi neste momento que Gordon cometeu seu primeiro crime macabro, sequestrando Sanford e prendendo-o no galinheiro. 

Além de não poder ir à escola, o garoto era constantemente espancado e estuprado por Gordon e seu pai. Depois disso, Cyrus, que apoiava as barbaridades cometidas pelo filho, passou a sequestrar garotos para que Gordon cometesse atrocidades diariamente. Coagidos, os garotos eram levados ao galinheiro, abusados e deixados na beira da estrada ou mortos pela família.

O caso de Walter Collins

Em fevereiro de 1928, as práticas dos Northcotts ganharam novos rumos, já que alguns nomes de garotos se destacaram na mídia por estarem desaparecidos. E este era o caso de Walter Collins, um garoto de 9 anos que, certa tarde, saiu para ir ao cinema sozinho, mas foi sequestrado e torturado por Gordon. 

Na mesma tarde, percebendo a demora de seu filho para voltar para casa, Christine Collins iniciou as buscas por Walter com a ajuda de alguns vizinhos. Apenas cinco dias depois, relatou o caso à polícia, que logo iniciou as buscas pelo garoto e estampou seu rosto na mídia. Apesar de tanta procura, cinco meses depois de seu sumiço, seu paradeiro ainda era desconhecido. Ao mesmo tempo, diversas pistas conectavam o nome de Walter à Gordon. 

Tempos depois, um garoto apareceu em Illinois alegando ser Walter Collins. Após um momento de reencontro organizado pela polícia e com enorme repercussão da imprensa mundial, Christine voltou para casa com seu filho e, dias depois, procurou a polícia de Los Angeles novamente para dizer que aquele garoto não era Walter. De início, a polícia não aceitou as alegações da mulher, que passou por uma série de julgamentos. Inclusive, fora enviada a um hospital psiquiátrico diante de suas declarações. 

No entanto, testes com a arcada dentária foram feitos com o garoto e descobriu-se que, de fato, ele não era Walter Collins. O impostor, mais tarde, confessou que decidiu fingir outra identidade, pois seu sonho era se tornar um ator de Hollywood e, para isso, precisaria viajar até Los Angeles. 

Os crimes do galinheiro de Wineville: conheça a verdadeira história por trás do filme “A Troca”
À esquerda, Walter Collins; à direita, Christine Collins com o impostor / Crédito: Wikimedia Commons

Desfecho

No mesmo período em que as buscas por Walter Collins ocorriam, Sanford Clark escrevia cartas para a irmã e para a mãe contando que o trabalho no rancho ia bem. No entanto, Winnifred, sua mãe, decidiu ir até o local depois de dois anos para visitar seu filho, já que estava desconfiada de algo. Infelizmente, a mulher acabou descobrindo terríveis histórias de seus familiares, que sequestravam e torturavam diversos garotos. Dentre eles estava Walter, que, depois de toda a repercussão de seu sumiço, foi morto por Gordon e Sarah. O número de vítimas nunca foi descoberto oficialmente, mas estima-se que foram pelo menos 20 garotos que sofreram abusos nas mãos dos Northcotts.

Quando a polícia ligou os nomes de vítimas a Gordon e passou a investigar o rancho, ele e sua mãe fugiram para o Canadá, mas logo foram presos e extraditados para os Estados Unidos para julgamento, no dia 19 de setembro de 1928. Em depoimento, Gordon confessou apenas o assassinato do funcionário da fazenda, Alvin Gothea, enquanto sua mãe, Sarah, confessou ter matado Walter Collins - fato que nunca foi comprovado, já que seu corpo nunca fora encontrado.

Em 7 de fevereiro de 1929, após 27 dias de julgamento, Gordon Northcott foi declarado culpado e condenado à morte por sequestrar, abusar, torturar e assassinar crianças, e sua execução ocorreu em 2 de outubro de 1930; Sarah foi sentenciada à prisão perpétua, mas solta após cumprir 12 anos de pena; Cyrus foi encaminhado para uma instituição psiquiátrica, onde cometeu suicídio; e Sanford Clark, que atuou como principal testemunha de acusação, também foi condenado a cinco anos por participação nos crimes. Entretanto, por também ter sido uma vítima, sua sentença diminuiu para 23 meses, que foram cumpridos em um centro de reabilitação.


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇 

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | SPOTIFY | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!