Mehran Karimi Nasseri, que inspirou a história do filme O Terminal, morou durante 18 anos em um aeroporto em Paris
O iraniano Mehran Karimi Nasseri, que inspirou a história emocionante do filme O Terminal (2004), estrelado por Tom Hanks, morreu de causas naturais na manhã do último sábado (12), no terminal 2F do aeroporto Paris-Charles de Gaulle, na França.
Nasseri, um refugiado iraniano, estava a caminho da Inglaterra em 1988, no entanto, seus documentos foram supostamente roubados durante a escala em Paris. Impedido de entrar na França, o homem passou a viver no aeroporto até 2006.
Também conhecido como Sir Alfred Mehran, Nasseri encontrou uma rede de apoio no local que residiu por 18 anos. À CNN, um porta-voz do aeroporto contou que "toda a comunidade aeroportuária estava ligada a ele, e nossa equipe cuidou dele o máximo possível durante muitos anos, mesmo que preferíssemos que ele encontrasse um verdadeiro abrigo".
A história do iraniano chamou a atenção do diretor Steven Spielberg em 2003 e acabou virando filme em 2004. Estrelado por Tom Hanks e Catherine Zeta-Jones, O Terminal acompanha Viktor Navoroski, um europeu que fica preso no aeroporto JFK de Nova York após seu país natal sofrer um golpe de estado.
Nasseri, que tinha idade estimada em 76 anos, se mudou para um abrigo em Paris em 2006. No entanto, voltou a morar no aeroporto Paris-Charles de Gaulle poucas semanas antes de sua morte.