Beyoncé no videoclipe de "Pretty Hurts" - Divulgação

BEYONCÉ | Curiosidades sobre o álbum que revolucionou a indústria musical

Há exatos 8 anos, Beyoncé lançava seu quinto álbum de estúdio, um dos maiores marcos da indústria musical

@nic_bastos | Publicado em 13/12/2021, às 17h07

Há exatos 8 anos o mundo conhecia o que viria a ser um dos maiores álbuns de todos os tempos, responsável por provocar uma verdadeira revolução para a indústria musical. BEYONCÉ é o quinto álbum de estúdio da nossa Queen B e chegou como uma completa surpresa - e apenas um teaser no Instagram da cantora - no dia 13 de dezembro de 2013.

👉 ASSINE NOSSA NEWSLETTER 👈

Beyoncé certamente elevou o nível com o lançamento do álbum e revolucionou a forma de fazer um disco e sua divulgação. Mesmo já tendo bombado com o disco anterior, "4", ninguém imaginava que a cantora impactaria tanto a indústria: de um lançamento surpresa, até a produção de 14 vídeos, que fazem do projeto de 2013 um "trabalho visual".

O disco homônimo da cantora foi lançado primeiro digitalmente com 14 faixas e seus respectivos 14 videoclipes e participações de grandes nomes da música, como do marido JAY-Z, Drake, Frank Ocean e até a escritora Chimamanda Ngozi Adichie.

Recordista

Nos primeiros três dias, o álbum “Beyoncé” vendeu 617 mil unidades somente nos Estados Unidos, estreando direto no primeiro lugar da Billboard 200, e um total de 828.773 ao redor do mundo se tornando o álbum mais rapidamente vendido no iTunes até aquele momento.

BEYONCÉ também foi classificado como o melhor álbum do ano pela revista Billboard, e indicado a simplesmente cinco categorias no Grammy Awards, vencendo três delas: Melhor Álbum de Som Surround, Melhor Canção de R&B e Melhor Performance de R&B pela faixa Drunk in Love. 

Sério, quem não está louco de amor por Beyoncé agora? Faz menos de uma semana desde que seu quinto álbum solo caiu de pára-quedas, sem aviso, na loja do iTunes na calada da noite, deixando fãs e críticos maravilhados com a coragem da jogada – um superstar lançando seu produto sem promoção. Isso poderia ter sido um grande fracasso. Mas não era" - Billboard.

 

Revolucionária

BEYONCÉ  possui 14 faixas e 14 videoclipes, sendo lançado completamente de surpresa, sem aviso prévio. Na época, ninguém imaginava que um ábum sem divulgação poderia provocar tanto alarde e até quebrar recordes, mas foi exatamente isso que aconteceu. O feito foi responsável por abrir muitas portas para que outros artistas usassem da mesma estratégia.

A produção prévia de 14 registros visuais para as faixas também foi uma surpresa. Beyoncé foi responsável por popularizar o termo "álbum visual", ainda pouco explorado e valorizado na música em 2013. “Eu queria que as pessoas ouvissem as canções com as histórias que estão na minha cabeça. A visão no meu cérebro é o que eu quero que as pessoas experimentem pela primeira vez", relatou na época.

 

E a gente já está acostumado a conhecer os lançamentos musicais toda sexta-feira, como um verdadeiro compromisso marcado, mas você sabe como e por que as coisas são dessa forma? Tudo indica que é por conta do BEYONCÉ.

Após a International Federation of the Phonographic Industry (IFPI) definir a sexta-feira como o dia mundial da liberação dos discos, Andrew Flanagan, da Billboard, pensou o lançamento do álbum foi um dos pontos que influenciaram na decisão: "Depois de sete meses de retorno semi-pública e assim por diante, uma conversa iniciada em parte pela pirataria australiana e pelo lançamento surpresa de Beyoncé em dezembro de 2013 resultou na indústria global de gravação aceitando sexta-feira como a data de lançamento de novos álbuns".

Poderosa, né? 

Relembre as faixas

 

Beyoncé Jay-Z Drunk in Love Flawless Beyoncé álbum Beyoncé 2013 Pretty Hurts XO Beyoncé quinto álbum de estúdio

Leia também

"Meninas Malvadas": 10 curiosidades sobre o clássico dos anos 2000


The Hollywood Roosevelt: 5 curiosidades sobre o hotel que sediou a primeira cerimônia do Oscar e foi lar de Marilyn Monroe


Mamãe Morta e Querida: a saga brutal de Dee Dee e Gypsy Rose


10 curiosidades sobre "O Diabo Veste Prada"


Brasileiro atropelado por Michael Jackson relembra acidente: "Foi uma coisa freak show"


Maldição Kennedy: todas as tragédias da famosa família americana