Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Netflix é acusada de difamação por causa de "O Gambito da Rainha"

Nona Gaprindashvili, uma das maiores enxadristas do mundo nos anos 1970, não gostou de ser citada na série

@nic_bastos | Publicado em 17/09/2021, às 13h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação/ Netflix
Divulgação/ Netflix

Um dos maiores sucessos atuais da Netflix, O Gambito da Rainha, tem fama, mas também difamação no currículo. Isso porque Nona Gaprindashvili, uma das maiores enxadristas do mundo nos anos 1970, está processando a plataforma de streaming por conta de uma citação sua na série. De acordo com ela, a produção apresenta falsas informações em tom "sexista e de menosprezo"

O descontentamento é sobre seu nome utilizado no último episódio da minissérie, por um dos personagens:  "A única coisa incomum sobre ela, realmente, é seu gênero. E mesmo isso não é único na Rússia. Há Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens".

Nona afirma que a plataforma mentiu sobre ela não ter competido com homens, já que na época em que o episódio se passa, ela já havia disputado torneios com pelo menos 59 homens enxadristas, incluindo 10 Grandes Mestres. A defesa de Nona completou:

“A Netflix descaradamente mentiu sobre as conquistas de Gaprindashvili pelo propósito barato e cínico de 'elevar o drama' por fazer parecer que seu herói fictício conseguiu fazer o que nenhuma outra mulher, incluindo Gaprindashvili, havia feito".

Além disso, os representantes legais afirmaram que a Netflix ainda utilizou a nacionalidade da exadrista de forma errônea. "Adicionando insulto à injúria, a Netflix ainda descreveu Gaprindashvili como russa, mesmo sabendo que ela é georgiana, e que os georgianos sufreram sob a dominação russa quando parte da União Soviética, e têm sido atacados e invadidos pela Rússia, desde então".

Que situação! Gaprindashvili espera receber no mínimo US$5 milhões de indenização. Ela também quer que a fala seja retirada do seriado. 

Netflix se manifestou!

Em nota fornecida ao The Hollywood Reporter, a plataforma afirma estar preparando defesa contra as acusações:

"Netflix tem o maior respeito pela senhora Gaprindashvili e sua ilustre carreira, mas acreditamos que essa queixa não tem mérito e vamos defender essa posição vigorosamente".

Vale lembrar que O Gambito da Rainha foi super aclamada pela crítica, sendo Indicada a 18 prêmios nos Emmy 2021. A história adapta livro de 1983 efoca na trajetória de sucesso da fictícia enxadrista Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), órfã que eventualmente vence os principais enxadristas russos na Moscou dos anos 1960, no auge da Guerra Fria.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!