A editora Marcia Lucas recebeu o Oscar de Melhor Edição por "Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança" (1977)
Ex-esposa de George Lucas e editora na trilogia original de Star Wars, Marcia Lucas foi bem direta ao expressar suas opiniões sobre os filmes mais recentes da franquia. As declarações da profissional aparecem em uma entrevista presente em Howard Kazanjian: A Producer’s Life, livro do jornalista J.W. Rinzler (via Variety).
Marcia comentou sobre J.J. Abrams, diretor dos filmes mais recentes da saga Star Wars, e Kathleen Kennedy, atual presidente da Lucasfilm. A editora afirmou que ambos não compreendem o universo.
“Eu gosto da Kathleen. Eu sempre gostei dela. Ela era cheia de ideias. Ela era muito esperta e muito brilhante. Uma mulher maravilhosa. [...] Agora que ela está dirigindo a Lucasfilm e fazendo filmes, parece-me que Kathy Kennedy e JJ Abrams não têm a menor ideia sobre 'Guerra nas Estrelas'. Eles não entendem. E JJ Abrams está escrevendo essas histórias - quando vi aquele filme em que matam Han Solo, fiquei furiosa. Fiquei furiosa quando mataram Han Solo. Não existia uma razão sequer para isso. Eu pensei, 'Você não entende a história Jedi. Você não entende a magia de 'Star Wars'. Você está se livrando de Han Solo?"
A editora ainda continuou fortemente nas críticas, afirmando que as mudanças nas histórias ao longo dos filmes foram "terríveis":
“Eles fizeram Luke se desintegrar. Eles mataram Han Solo. Eles mataram Luke Skywalker. E eles não têm mais a Princesa Leia. E eles estão lançando filmes todos os anos. E eles acham que é importante atrair o público feminino, então agora sua personagem principal é essa mulher, que supostamente tem poderes Jedi, mas não sabemos como ela tem poderes Jedi, ou quem ela é. É uma merda. As histórias são terríveis. Simplesmente terrível. Horrível. Você pode me citar - 'JJ Abrams, Kathy Kennedy - fale comigo'."
Vale lembrar que Marcia Lucas ganhou o Oscar de Melhor Edição por Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977). A editora foi casada com George Lucas entre 1969 a 1983.