Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Warner se pronuncia após banimento de "Barbie" no Vietnã

A Warner Bros. Discovery se pronunciou após "Barbie", novo filme de Greta Gerwig, ser banido no Vietnã; confira!

Rafaela Paiva | @rafaelapaiiva Publicado em 07/07/2023, às 09h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Warner se pronuncia após banimento de "Barbie" no Vietnã - Divulgação/Warner Bros. Pictures
Warner se pronuncia após banimento de "Barbie" no Vietnã - Divulgação/Warner Bros. Pictures

A Warner Bros. Discovery se manifestou sobre o banimento de "Barbie" no Vietnã. O aguardado filme de Greta Gerwig foi impedido de entrar no circuito do país após uma cena na qual os protagonistas, interpretados por Margot Robbie e Ryan Gosling, abrem um mapa que consta a controversa "linha das nove raias".

Trata-se de uma demarcação territorial sem validade legal imposta pelo governo chinês, que determina que grande parte do mar da China meridional — incluindo regiões próximas do litoral do Vietnã e diversas ilhas — pertencem à China, algo que o Vietnã contesta. A linha também foi repudiada em uma decisão de arbitragem internacional de um tribunal de Haia em 2016, no entanto, a China se recusa a reconhecer a decisão.

O mapa em Barbie Land é um desenho infantil feita de giz de cera”, disse um porta-voz da Warner à Variety. “Os rabiscos retratam a jornada fictícia da Barbie da Terra da Barbie para o 'mundo real'. Não foi a intenção passar nenhum tipo de mensagem”.

A DECISÃO DO BANIMENTO

Segundo Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã, do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, a proibição foi decidida pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes do Vietnã. "Não concedemos uma licença para o filme americano Barbie lançar no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, disse ele ao jornal estatal Tuoi Tre.

Além do Vietnã, os governos de Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei contestam a "linha das nove raias", que também já foi motivo de outras produções serem banidas no Vietnã, como a animação Abominável (2019), da DreamWorks, a série Pine Gap (2018), da Netflix, e a aventura Uncharted (2022), estrelada por Tom Holland. 


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!