Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

Acabou! Greve dos roteiristas de Hollywood chega ao fim

Após 148 dias de paralisação, sindicato dos roteiristas de Hollywood anuncia acordo para fim da greve

Rafaela Paiva | @rafaelapaiiva Publicado em 27/09/2023, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Acabou! Greve dos roteiristas de Hollywood chega ao fim - Getty Images
Acabou! Greve dos roteiristas de Hollywood chega ao fim - Getty Images

Acabou! Após 148 dias de paralisação, o WGA, sindicato que representa os roteiristas de Hollywood, e a AMPTP, entidade que reúne estúdios e plataformas de streaming, chegaram a um acordo para o fim da greve na última terça-feira (26). 

De acordo com informações da Variety, os líderes sindicais decidiram de forma unânime suspender a ordem de restrição e encerrar a greve a partir das 00h01 (no horário de Los Angeles) desta quarta-feira, dia 27 de setembro.

A decisão veio após um acordo preliminar ser alcançado com a AMPTP. Isso significa que os roteiristas podem voltar ao trabalho normalmente a partir desta quarta, mesmo antes da votação final de ratificação, que está programada para acontecer entre os dias 2 e 9 de outubro.

Segundo o site, o WGA realizará reuniões presenciais e virtuais com seus membros nas duas costas dos Estados Unidos ao longo desta semana, para detalhar o conteúdo do contrato. No entanto, com o forte apoio do comitê de negociação do WGA, a expectativa é que o acordo seja ratificado sem dificuldades. 

A decisão unânime de encerrar a greve ocorre dois dias após os roteiristas e os estúdios de Hollywood concluíram com sucesso as negociações para um novo acordo de três anos. Depois de muitas negociações, ambas as partes conseguiram encontrar compromissos sobre os principais pontos de discórdia, incluindo o uso de Inteligência artificial no processo criativo, requisitos mínimos de contratação para as equipes de roteiristas, aumento salarial e os royalties provenientes das plataformas de streaming.

Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores dos membros”, disse o WGA em um comunicado. 

O WGA e a AMPTP ainda não divulgaram os detalhes do acordo preliminar, que será submetido à votação dos membros da Associação de Escritores da América nos próximos dias.

A decisão do WGA de suspender a ordem de greve encerra a paralisação, que estava em vigor até o último domingo (24), quando o WGA instruiu seus membros a apoiarem os atores paralisados: "Para ficar claro, ninguém deve retornar ao trabalho até receber autorização específica. Até então, a greve continua. No entanto, a partir de hoje, os piquetes do WGA foram suspensos. Em vez disso, se tiver a oportunidade, encorajamos você a se unir aos piquetes da SAG-AFTRA (sindicato dos atores) durante esta semana."

Vale lembrar que o SAG-AFTRA continua em greve, aguardando a sua vez de retornar à mesa de negociações após 75 dias de paralisação. 


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!