Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

7 filmes de terror que foram inspirados em histórias reais

Conheça a história por trás de filmes aterrorizantes baseados em fatos reais

Redação Publicado em 15/06/2022, às 22h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira a história real por trás de filmes de terror de sucesso - Crédito: Divulgação
Confira a história real por trás de filmes de terror de sucesso - Crédito: Divulgação

Que muitos filmes são criados a partir de fatos reais não é um segredo, não é mesmo? Mas você sabia que muitas histórias de terror da ficção também são criadas com base em histórias que realmente aconteceram? Se você também ama o gênero e não perde nenhum filme, essa lista é para você!

Selecionamos 7 histórias reais que inspiraram filmes de terror para você conhecer - e que são de arrepiar os cabelos, assim como os filmes! Confira:

1. Psicose, de Alfred Hitchcock (1960):

Este clássico do cinema conta a história de uma mulher que, após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, foge de casa e decide passar a noite em um hotel. Lá, ela conhece Norman Bates, proprietário do local que possui uma relação conturbada com sua mãe. O que era para ser uma noite normal, acaba virando um verdadeiro episódio de terror.

O mais assustador é que Norman Bates realmente existiu fora da ficção. Ed Gein era um homem que vivia sozinho em um sítio de sua família na pequena cidade de Plainfield, em Wisconsin, nos Estados Unidos. Em 1957, após o desaparecimento de uma comerciante local, o homem foi dado como suspeito e a polícia decidiu ir até sua casa. Chegando lá, encontraram diversos pedaços de corpo humano, inclusive da mulher desaparecida. Acusado de cometer pelo menos dez homicídios e desenterrar cadáveres de outras mulheres que lembravam sua mãe morta, Ed Gein assumiu dois dos crimes e foi diagnosticado com dupla personalidade, passando o resto de sua vida em uma instituição psiquiátrica.

7 filmes de terror que foram inspirados em histórias reais
Crédito: Divulgação

2. O massacre da serra elétrica, de Tobe Hooper (1987)

Um dos maiores filmes de terror slasher do cinema se passa em 1973, no Texas. Neste ano, a polícia descobriu quem era o responsável pelo massacre de 33 pessoas na região: um homem, que utilizava máscara feita de pele humana. Depois disso, os policiais são acusados de pegarem a pessoa errada, até que o único sobrevivente do assassino resolve contar o que realmente aconteceu naquele local.

Assim como a história de psicose, “O massacre da serra elétrica” também é inspirado nos horrores cometidos por Ed Gein. Além de matar pessoas e guardar pedaços de corpos pela sua casa, o homem também desenterrava cadáveres nos cemitérios e utilizava seus ossos e peles para criar máscaras e outros itens aterrorizantes.

7 filmes de terror que foram inspirados em histórias reais
Crédito: Divulgação

3. Horror em Amityville, de Stuart Rosenberg (1979)

Na cidade de Nova York, em 1974, um homem chamado Ronald DeFeo Jr. assassinou seu pai, sua mãe e seus quatro irmãos mais novos. Um ano depois dos crimes, a casa onde eles ocorreram foi vendida para a família Lutz - composta por George, Kathy e seus quatro filhos. O que ninguém imaginava era que, 28 dias após a mudança, a nova família presenciara eventos sobrenaturais e aterrorizantes no local - como sons de batidas e áreas extremamente geladas pela casa, levitação de um dos membros da família e até mesmo a presença de uma entidade que a filha acreditava ser uma “amiga imaginária”.

O casal afirmava que a casa era assombrada por presenças demoníacas, e por isso decidiram se mudar do local rapidamente. Por muito tempo, foram acusados de inventar toda a história. Mais tarde, o famoso casal de demonologistas, Ed e Lorraine Warren, foram chamados para realizar uma limpeza no local, e levaram uma equipe de televisão. Na ocasião, Lorraine afirmou, em entrevistas, que os episódios sobrenaturais não eram uma farsa. Anos depois, o caso inspirou o famoso filme “Horror em Amityville”. 

7 filmes de terror que foram inspirados em histórias reais
Crédito: Divulgação

4. O exorcista, de William Friedkin (1973)

O filme conta a história de dois padres que tentam exorcizar um demônio no corpo de uma garota de 12 anos de idade. A história real que inspirou a obra aconteceu no ano de 1949, na cidade de Cottage, em Maryland, Estados Unidos. Nessa época, um garoto de 13 anos conhecido como Robbie Manheim (seu nome real permaneceu em sigilo), filho único de uma família cristã, aprendeu com sua tia a usar um tabuleiro Ouija. Quando sua tia morreu, Robbie passou a utilizá-lo para tentar se comunicar com ela, até que tornou-se um hábito.

Os pais de Robbie logo começaram a notar episódios assustadores ao redor do filho, como barulhos estranhos em seu quarto - de goteiras, passos e arranhões, por exemplo - e até mesmo objetos se movendo sozinhos. Procuraram ajuda médica, mas não obtiveram respostas. Até que o pastor luterano, Luther Miles Schulze, entendeu que Robbie estava possuído, e chamou um padre católico, Edward Hughes, para realizarem o exorcismo. Depois de muitas sessões com acontecimentos aterrorizantes, finalmente o garoto deixou de ser atormentado pelo espírito maligno que o possuía.

7 filmes de terror que foram inspirados em histórias reais
Crédito: Divulgação

5. Annabelle, de John R. Leonetti (2014)

Você sabia que a famosa boneca Annabelle realmente existe? Sua história verdadeira começou em 1968, quando uma jovem enfermeira chamada Donna ganhou, de sua mãe, uma boneca de pano e decidiu deixá-la em seu quarto. Tudo parecia bem, até que Donna e a colega de apartamento, Angie, começaram a vivenciar episódios assustadores relacionados à boneca. Ela aparecia em diferentes posições e cômodos pela casa, espalhava bilhetes com pedido de socorro e, certa noite, tentou estrangular o namorado de Angie enquanto ele dormia.

A boneca disse para as amigas que estava possuída pelo espírito de uma criança chamada Annabelle Higgins, que fora encontrada morta naquele local alguns anos antes. O casal Warren, portanto, foi chamado para realizar uma limpeza no ambiente, e explicou que a boneca, na verdade, estava sendo manipulada por uma entidade não humana. A boneca Annabelle foi retirada da casa e permanece, até hoje, presa em uma caixa de vidro no museu sobrenatural do casal Warren, além de já ter sido inspiração para diversos filmes com seu nome.

7 filmes de terror que foram inspirados em histórias reais
Crédito: Divulgação

6. Os estranhos, de Bryan Bertino (2008)

O filme de suspense e terror de sucesso conta a história de um casal, Kristen e James, que vão passar o fim de semana na casa de campo de sua família. O que era para ser um período de descanso, acaba se tornando um pesadelo, já que passam a ser perturbado por três assassinos mascarados que invadem a casa.

A obra é baseada em fatos reais que também se tornaram extremamente conhecidos ao redor do mundo. Durante a década de 1960, a seita que ficou conhecida como Família Manson, liderada por Charles Manson, chocou os Estados Unidos quando começou a invadir casas de Los Angeles e cometer uma série de assassinatos, inclusive da atriz Sharon Tate. Além destes fatos, Bryan Bertino também afirmou que usou como base invasões que aconteceram em seu bairro, quando era criança.

7 filmes de terror que foram inspirados em histórias reais
Crédito: Divulgação

7. Tubarão, de Steven Spielberg (1975)

O clássico “Tubarão”, de Steven Spielberg, retrata a história de um grande tubarão-branco que ameaçava os banhistas nas praias da cidade fictícia de Amity Island, na Nova Inglaterra. A partir de então, alguns especialistas se reuniram para tentar caçá-lo. 

O filme é baseado em alguns casos que realmente aconteceram, como os diversos ataques em 1916 na cidade de Manhattan, que deixou quatro pessoas feridas e um garoto morto, e também na história do pescador Frank Mundus, que pegou um tubarão branco em Long Island, em 1964.

7 filmes de terror que foram inspirados em histórias reais
Crédito: Divulgação


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇 

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK | SPOTIFY | NEWSLETTER

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!