- Reprodução

Courtney Love, Nirvana e RuPaul: a história por trás da foto mais icônica do VMAs

P.S.: Frances Bean Cobain também marca presença nesses cliques épicos!

@isafrasinelli / Publicado em 25/10/2021, às 15h09

Qual é a primeira imagem que vem à sua mente quando o assunto é o MTV Video Music Awards? Durante os quase 40 anos da premiação, muitos momentos épicos marcaram a cerimônia e são lembrados até hoje - de Rose McGowan com um vestido impactante à Britney Spears com uma cobra enrolada no pescoço. Porém, entre as histórias emblemáticas do evento, existe uma situação que pode ser considerada uma das mais icônicas: quando Courtney Love e os integrantes do Nirvana estiveram lado a lado de ninguém menos que RuPaul.

👉 ASSINE NOSSA NEWSLETTER 👈

E um detalhe deixa essa situação ainda mais especial: o ano era 1993 e Frances Bean Cobain também marcava presença nesse encontro, quando tinha pouco mais de um ano de idade. A filha de Courtney e Kurt Cobain é vista em uma das imagens chorando no colo da Mãe das Drags, como você pode ver abaixo:

 

Mas o que resultou nessa reunião icônica no VMA 1993? Em uma entrevista ao AV Club, vinte anos após os cliques, RuPaul contou a história por trás das fotos. O ator explicou que conheceu Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic neste dia, quando também descobriu que os membros da banda eram fã do seu trabalho. 

"Eu literalmente conheci [o Nirvana] no tapete vermelho do MTV Awards, e Kurt Cobain me disse: 'Sabe, fomos ver você se apresentar em Seattle, mas você já havia se apresentado e ido embora na hora que chegamos lá.' Porque foi um daqueles shows em que acho que devo ter chegado às 10 ou algo assim, e isso ficou na minha cabeça.”

RuPaul ainda ressaltou a admiração mútua entre os artistas, relatando que os músicos entendiam sua arte: "São crianças que vêm da mesma mentalidade irreverente, hippie e boêmia de que eu vim. Então, é claro que eles vão gravitar em torno do que estou fazendo. E muitas pessoas não entendem isso. Muitas pessoas não têm aquele programa de computador para entender o que é, aquela irreverência, aquele detalhe sobre ser Drag. Muitas pessoas se ofendem com isso e ponto final."

 

Dessa maneira, o primeiro encontro entre os astros parece ter sido algo bem mais especial do que apenas um registro de Frances chorando no colo de RuPaul. "Então, Kurt Cobain e Courtney Love e os outros garotos da banda adoraram [o encontro no VMA], e você podia ver em seus rostos enquanto eles estavam tirando as fotos. Eles não vão vaiar, não era como uma piada. Mas sim algo como 'Isso é muito legal.'", completou. 

Vale destacar que RuPaul foi uma influência importante para as estrelas do rock. Cobain brincou com a apresentação de gênero em diversos momentos da sua carreira e Love sempre se inspirou no drag, como ela mesma afirmou ao Gay Times que seu "primeiro ano aprendendo a ser uma estrela do rock foi apenas curtir drag queens".

Após os cliques icônicos no VMA entrarem para a história, o Nirvana chegou a participar de um especial de Natal de RuPaul. Os artistas cantaram We Wish You a Merry Christmas meses antes da morte de Kurt, que aconteceu em 5 de abril de 1994. 

Já em 2018, Courtney Love participou de um episódio do RuPaul's Drag Race. “Acho que o drag e o punk vêm do mesmo lugar - um lugar onde você vive sua verdade e quebra as regras. Drag queens não tem medo de ultrapassar os limites todos os dias, e você também tem que ultrapassar os limites no punk", disse a artista ao Yahoo na época. 

Ficou com curiosidade sobre a relação de Love e Cobain? No vídeo abaixo, @fernandasoares te conta a intensa e trágica história de amor do casal mais rock n´roll dos anos 90 👇

Courtney Love Kurt Cobain Nirvana VMA MTV Video Music Awards Dave Grohl Frances Bean Cobain MTV VMAs foto VMA Courtney Love Nirvana RuPaul Krist Novoselic fotos icônicas VMA RuPaul VMA 1993 fotos VMA fotos VMA anos 1990

Leia também

The Hollywood Roosevelt: 5 curiosidades sobre o hotel que sediou a primeira cerimônia do Oscar e foi lar de Marilyn Monroe


Mamãe Morta e Querida: a saga brutal de Dee Dee e Gypsy Rose


10 curiosidades sobre "O Diabo Veste Prada"


Brasileiro atropelado por Michael Jackson relembra acidente: "Foi uma coisa freak show"


Maldição Kennedy: todas as tragédias da famosa família americana


"Meninas Malvadas": 10 curiosidades sobre o clássico dos anos 2000