O MTV Video Music Awards de 2003 foi marcado pelo beijo icônico do trio de estrelas
Rafaela Paiva | @rafaelapaiiva Publicado em 17/03/2023, às 10h00
Realizado em 28 de agosto de 2003, na Radio City Music Hall, em Nova York, nos Estados Unidos, o MTV Video Music Awards daquele ano entrou para sempre na história da cultura pop. Indo além dos melhores videoclipes da época e das apresentações de grandes estrelas como Beyoncé, Coldplay e Metallica, a premiação proporcionou o beijo icônico de Madonna em Britney Spears e Christina Aguilera, que completa 20 anos em 2023.
Considerado o "beijo da década", o momento marcante aconteceu durante um medley das canções Like a Virgin e Hollywood. Madonna primeiro beijou Spears e depois Aguilera, antes da entrada de Missy Elliott no palco.
Na época do VMA, Britney Spears e Justin Timberlake haviam acabado de terminar o relacionamento conturbado dos dois. O que fez com que a MTV aproveitasse a situação para ter mais audiência. Na premiação, "Cry Me A River", música do cantor sobre o término, conquistou dois prêmios e foi indicada ao Videoclipe do Ano. Portanto, já havia uma câmera apontada para Justin no momento da apresentação do trio de estrelas.
A expressão do cantor mudou instantaneamente após Madonna beijar Britney, e a transmissão mostrou a câmera no rosto do artista, que parecia indignado com a situação. Após a cerimônia, Timberlake falou sobre o momento para o jornalista Pat O'Brien, do Access Hollywood: “Bem, a expressão veio do fato de que as câmeras estavam, sabe, logo após o beijo, elas estavam tipo... [Justin simula movimento de zoom] E eu estava tipo, ‘sério, cara?’”.
O beijo de Madonna em Christina Aguilera acabou sendo parcialmente cortado pela transmissão, algo que deixou a cantora incomodada por anos. Definindo o corte como “truque barato”, ela revelou o que sentiu ao radialista Andy Cohen: “Foi estranho. E você sabe por que eles cortaram isso? Eles cortaram para obter a reação de Justin”, afirmou.
Eu definitivamente vi o jornal no dia seguinte e foi como, 'Oh, bem, acho que fiquei de fora'”
Os melhores álbuns do século 21 (até agora), segundo a Rolling Stone
Os melhores álbuns de 2024, de acordo com a Rolling Stone
Playlist: a trilha sonora de "Nove e Meia Semanas de Amor"
As melhores músicas de 2023, segundo a NME
Grammy 2024 | Confira a lista de indicados
EMA 2023 | Confira a lista completa de vencedores