Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

NXIVM: a seita que levou bilionários e estrelas de Hollywood para a escravidão sexual

Liderada por Keith Raniere, a seita NXIVM acabou sendo palco de um verdadeiro crime organizado

@nic_bastos | Publicado em 09/11/2021, às 16h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Keith Raniere e Allison Mack - Reprodução/HBO | Getty Images
Keith Raniere e Allison Mack - Reprodução/HBO | Getty Images

Você já deve ter se deparado com os famosos coaches vendendo cursos de autoajuda pelas redes sociais ou até gravando aqueles vídeos que prometem magicamente resolver todos os seus problemas em apenas cinco minutos. E para quem é daquelas pessoas que não curte muito esse rolê e tem medo de achar um coach embaixo da cama dizendo "Não reclame, mude sua atitude!” pega o tema do LIVE IS DEAD! desta semana: a seita NXIVM.

Ainda na vibe de seitas, como o assunto da última semana, @fernandasoares e @ademircorrea conversam sobre o NXIVM (pronuncia-se nexium) culto que se intitulava como um "grupo de autoajuda", liderada por Keith Raniere. O NXIVM tinha milhares de seguidores e terminou com o "cabeça" do grupo condenado a 120 anos de prisão por tráfico sexual de adultos e menores, posse de pornografia infantil e crime organizado.

👉 ASSINE NOSSA NEWSLETTER 👈

Autoajuda ou lavagem cerebral?

Todos temos heróis, pessoas que admiramos. Pessoas singulares, pessoas solidárias, pessoas carismáticas, pessoas que nos comovem profundamente. Imagine que você poderia ser como elas", era com esse discurso bem coach que Keith Raniere defendia os benefícios do curso que denominava como ESP (Programa de Sucesso Executivo), uma metodologia elaborada para aprimorar (supostamente) a experiência e a atitude de seus alunos. 

Raniere defenia o projeto como uma "comunidade guiada por princípios humanitários que busca empoderar as pessoas". No entanto, de uma forma que as pessoas não conseguiam perceber por conta da lábia do mesmo, tudo se tratava apenas de uma grande manipulação psicológica para fazer as pessoas acreditarem que não eram boas o suficientes e realmente precisavam melhorar. 

+ FILMES SOBRE HOLLYWOOD | LIVE IS DEAD!
+ AS VÁRIAS VIDAS DE CHRISTIANE F. | LIVE IS DEAD!

O grupo diz ter trabalhado com 16 mil pessoas em centros nos Estados Unidos, Canadá e México. Os membros trabalhavam ativamente para os líderes como verdadeiros escravos, para melhorar suas condições e alcançar o máximo de seu potencial. 

DOS e práticas bizarras

Dentro do NXIVM, ainda funcionava o DOS, sociedade secreta que deixava algumas mulheres com marcas de laser no corpo para serem oferecidas como escravas sexuais a Raniere. Qualquer um podia frequentar as palestras e cursos da seita, mas apenas algumas das alunas mais fiéis eram “convidadas” a participar da sociedade secreta. 

Lá, recebiam um treinamento que na cabeça delas faria ficarem mais duronas e empoderadas. Tinham o peso frequentemente regulado pelo líder, que tinha obsessão pela magreza, ficavam sem dormir e eram obrigadas a manter tudo em sigilo.

Para garantir que isso acontecesse, Raniere exigia algo como moeda de troca. Pedia materiais comprometedores, como fotos nuas, mensalmente, sob ameaça de expô-las caso algo acontecesse. 

Da elite à estrelas de Hollywood 

Raniere ainda conseguiu fazer com que o NXIVM captasse até mesmo celebridades de Hollywood. Seu objetivo era conseguir atrair gente "influente" para poder manipular e aplicar golpes. Então, a seita acabou chegando em atrizes de TV: Allison Mack, Kristen Kreuk e Grace Park, Ana Cristina Fox e Emilio Salinas (filhos dos ex-presidentes mexicanos Vicente Fox e Carlos Salinas) e a herdeira da Seagram - e grande financiadora do grupo - Clare Bronfman, fizeram parte da organização.

Dentre elas, uma ainda acabou se tornando uma das figuras mais relevantes do grupo. Allison Mack, estrela em Smallville, recrutava mulheres para obrigá-las a manter relações sexuais com Raniere e chegava até a ir ao Twitter tentar famosas de alto calibre, como Emma Watson. Olha só:


Sem mais delongas, agora que você já ta bem inteirado do rolê, mergulhe na palavra dos mestres em Hollywood 💫

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!