Hollywood Forever TV
Busca
Twitter Hollywood Forever TVYoutube Hollywood Forever TVInstagram Hollywood Forever TV

30 anos de Nevermind: tretas, recordes e outros causos dos bastidores do clássico do Nirvana

Álbum subverteu o mercado musical e ainda é um marco além do rock

@nic_bastos | Publicado em 24/09/2021, às 08h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kirk Weddle
Kirk Weddle

Em 24 de setembro de 1991, há exatos 30 anos, chegava às lojas o disco que seria um dos maiores marcos do rock: o icônico Nevermind, do Nirvana. Os jovens Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohlnão imaginavam que após o tímido sucesso de Bleach (1989) alcançariam as principais paradas norte-americanas e, posteriormente, globais. 

👉 SIGA O HFTV NO TWITTER 👈

Grande parte disso deve-se ao primeiro single do álbum, Smells Like Teen Spirit. Em seguida viriam Come As You Are, Lithium e outros clássicos que levariam o rock alternativo para muito além da cena grunge de Seattle. 

Nevermind chegou a desbancar Dangerous, de Michael Jackson, alcançando o topo da Billboard 200. Foi número um em Portugal, França e Canadá. Disco de ouro na Finlândia e cinco vezes platina na Austrália. Vendeu mais de 35 milhões de cópias ao redor do mundo e, nos EUA, conquistou selo de disco de diamante pela  Recording Industry Association of America (RIAA).

Foi um álbum que deixou o hard rock velho, o rock da moda na época, superficial, misógino e menos intenso. Com 'Nevermind', o Nirvana se tornou a HBO da música: todos os que fazem séries assistem a HBO, e todos os músicos de hoje já ouviram o Nirvana.
Charlotte Blum, jornalista musical

E como todo bom clássico, Nevermind carrega consigo boas histórias de bastidores que ecoam até hoje. Separamos aqui algumas delas.

NEVERMIND QUASE FOI OVELHA

Não era para o Nevermind se chamar Nevermind. O segundo álbum do Nirvana deveria se chamar Sheep (Ovelha). O nome havia surgido porque Cobain acabou pensando que seria legal fazer uma piada interna sobre as pessoas que ele esperava que comprassem o disco.

Porém, o vocalista eventualmente acabou pensando no nome Nevermind, que gostou por se tratar de na verdade uma metáfora sobre o que pensava sobre a vida - e também por ser gramaticalmente errado. (Never Mind = Deixa pra lá). Poético!

A ICÔNICA (E POLÊMICA) CAPA

Kurt Cobain tinha um grande fascínio por gravidez e nascimentos e queria expressar isso no álbum. Depois de assistir a um documentário sobre partos na água com Dave Grohl, ele quis colocar como capa do projeto, uma foto de uma mulher parindo na água para a capa, mas a gravadora achou demais. 

Foi então que o fotógrafo teve a ideia de ir a uma piscina para bebês para tirar a foto de um, nadando em direção a uma nota de um dólar. A capa ficou icônica, reconhecida em todos os lugares, mas deu o que falar agora, 30 anos depois de lançada.

Recentemente Spencer Elden, o bebê da capa, está processando a banda Nirvana alegando ter sido usado para promoção de pornografia infantil e exploração sexual. Vale lembrar que o mesmo recriou a foto em 2016 e até o nome do disco tatuado no peito.

SUCESSO PARA UNS, VERGONHA PARA OUTROS

Para trabalhar na mixagem final do álbum, o Nirvana trouxe Andy Wallace, que já havia trabalhado com o Slayer, a fim de ter alguém com experiência para trabalhar com uma sonoridade pesada. A banda não teve nada além de elogios e amor pelo trabalho do músico convidado ao ouvir inicialmente as versões finais das músicas.

No entanto, Kurt Cobain em particular acabou não gostando da versão final de Nevermind, dizendo se sentir "envergonhado", durante entrevistas com o biógrafo Michael Azerrad. Para ele, o disco “se aproximava mais do Motley Crue do que de um disco de punk rock”.

Outro fato foi que a banda começou a tirar do set ou tocar tirando sarro o maior hit, Smells Like Teen Spirit. Kurt Cobain chegou a dizer que por mais que ainda gostasse da música, sentia “vergonha” em apresentá-la nos shows porque as pessoas só se concentravam nela, ao invés de também dar reconhecimento às outras faixas.

KISS EM NIVERMIND? 

A foto presente na contracapa de Nevermind, apresenta alguns easter eggs por meio de uma colagem bizarra criada por Cobain. Ela é responsável por mostrar fotografias de órgãos genitais da coleção de fotos e pinturas do cantor, mostrando imagens do Inferno de Dante e, de acordo com o líder: "Se você olhar bem de perto, há uma foto de Kiss em cima de um pedaço de carne".

Já tinha percebido?

ENDLESS, NAMELESS ESQUECIDA NO CHURRASCO

A faixa fica escondida, localizada no álbum após 10 minutos de silêncio na sequência de Something in the Way. No entanto, ela quase que nem deu o ar da graça para os mais atentos de plantão. Nas primeiras prensagens, o responsável pela masterização do disco, Howie Weinberg, simplesmente se esqueceu de colocá-la.

QUASE NÃO CONSEGUIRAM PAGAR

O processo total da gravação de Nevermind custou cerca US$ 65 mil. Os integrantes da banda não tinham esse dinheiro e para arrecadar dinheiro suficiente para pagar a gasolina da viagem que levaria a banda de Seattle até Los Angeles, onde ficava o estúdio, por exemplo, o grupo realizou um show, no qual tocou Smells Like Teen Spirit pela primeira vez, bem antes do sucesso.

SMELLS LIKE TEEN SPIRIT SUBESTIMADA

Em entrevista à revista NME, Dave Grohl, agora líder do Foo Fighters, revelou que ele e os outros membros da banda não levavam Smells Like Teen Spirit - maior hit do Nirvana e possivelmente um dos maiores do rock - muito a sério no começo da produção:

Lembro de escrever 'Teen Spirit' em nosso ensaio. Gostei do riff que Kurt [Cobain] fez, porque é percussivo. Mas acho que todo mundo estava mais focado em músicas como 'In Bloom' ou 'Lithium' ou 'Breed'; ninguém prestou muita atenção em 'Teen Spirit' enquanto estávamos gravando. Nós apenas pensamos que era outra música legal para o álbum.

Ainda de acordo com Dave, os músicos estavam apenas “se divertindo” ao produzir a faixa. Vale ressaltar que essa diversão resultou em uma das músicas mais conceituadas de todos os tempos. Recentemente, a revista Rolling Stone atualizou sua lista de melhores canções já feitas na história do mundo musicale colocou Smells Like Teen Spirit na quinta posição.

Claro, ninguém teve qualquer previsão psíquica para imaginar que a música faria o que fez [...] até entrarmos no estúdio para gravá-la , não tinha percebido o poder da música. E não apenas liricamente ou musicalmente, mas o groove da música - era realmente poderoso.

SMELLS LIKE... DESODORANTE?

O nome da icônica Smells Like Teen Spirit surgiu por causa de Kathleen Hanna, integrante do Bikini Kill e amiga de Kurt. Tudo começou quando a artista escreveu “Kurt smells like Teen Spirit” na parede do quarto do vocalista a frase “Kurt smells like Teen Spirit” e ele acabou levando para o lado errado.


Ele acreditou que a frase era um elogio, ou algo revolucionário, já que ele teria entendido sua frase na tradução literal, "cheirar como espírito jovem”. No entanto, Hanna estava tirando sarro do amigo já que tinha usado o Teen Spirit como o nome de uma marca de desodorantes que a namorada de Kurt na época, Tobi Vail, usava.

BARRADOS NO BAILE

Diz por aí que na festa de lançamento do disco, os membros da banda iniciaram uma guerra de comida no palco, levando os seguranças a expulsar todo mundo.

E aí, Hollyweirds, gostaram de saber mais sobre o Nevermind? No víde abaixo, @fernandasoares te conta mais sobre a vida de Kurt Cobain, com outros fatos interessantes sobre o impacto da banda 👇

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!